Saber como se comunicar é uma habilidade essencial em todo tipo de situação, seja para pedir ajuda ou resolver uma dúvida. E, quando pensamos em empresas, ter uma boa comunicação é um dos maiores indicadores positivos para alcançar com sucesso os objetivos de planos estratégicos.
E sabemos que manter uma conversa eficiente entre todos os colaboradores da empresa não é uma tarefa fácil para os profissionais de RH, tanto em empresas com regime presencial quanto aquelas que adotaram o remoto.
Mas não se preocupe! Pode ser difícil, mas não é impossível alcançar uma boa comunicação no ambiente de trabalho. Para isso, confira aqui as 3 dicas para melhorar a comunicação interna da empresa com facilidade e praticidade!
Defina canais de comunicação eficientes
É fato: não será impossível elaborar uma boa comunicação interna sem permitir que os colaboradores sejam capazes de trocar informações entre si!
Imagine, por exemplo, que um profissional da equipe de marketing precisa resolver uma dúvida com seus colegas. Se não houver canais que permitam essa comunicação será impossível para ele entrar em contato com quem precisa.
De forma parecida, cada colaborador tentará encontrar diferentes meios para fazer essa ponte e, claro, isso resultará em muita confusão. Não apenas os profissionais não irão entender de que forma devem se comunicar como também não saberão por onde essa comunicação precisa ocorrer.
Portanto, uma das 3 dicas para melhorar a comunicação interna da empresa com facilidade é apostar em canais eficientes para troca de informações, tais como: aplicativos de mensagens e chamadas (como WhatsApp, Telegram e Microsoft Teams), e-mail corporativo próprio para cada colaborador, sistemas de gestão (como Trello e Asana) e rede intranet, por exemplo.
Elimine os ruídos na comunicação
Certo, já foram escolhidos os meios de comunicação que serão utilizados dentro da empresa. Mas se essa troca de informações entre equipes e colaboradores ainda não é feita de forma correta, então não será possível ter uma comunicação interna eficiente.
Portanto, é necessário que cada diálogo interno da empresa seja sempre claro, objetivo e descomplicado para que os colaboradores não acabem caindo em “achismos” errados. Ou seja, os gestores devem ter um cuidado especial com o meio e o método que estão usando para compartilhar orientações.
Outro ponto que também deve ser levado em consideração para não gerar ruídos na comunicação interna da empresa é a disponibilização de meios que possibilitem aos colaboradores resolverem suas dúvidas.
Isso porque certas complicações são inevitáveis e podem ocorrer a qualquer momento mas, ao oferecer formas práticas de resolver essas incertezas, sua empresa poderá melhorar a produtividade ao reduzir a quantidade de falhas internas.
Ofereça feedback frequentemente
Não importa a situação ou objetivo, os feedbacks sempre serão de extrema importância. Isso porque eles são capazes de oferecer uma visão ampla sobre o desempenho daquele (ou daquilo) que está recebendo o feedback.
Dessa forma, é possível compartilhar com os colaboradores quais ações estão sendo positivas e quais precisam ser modificadas para atingir máxima eficiência na comunicação interna da empresa.
Mas lembre-se de oferecer esse feedback de forma correta e eficiente, além de dividir aquilo que pode ser compartilhado com todo o grupo e aquilo que deverá ser individual, evitando constranger ou irritar seus colaboradores!