3 Estratégias Para Te Ajudar a Sair das Dívidas

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Quem não sonha em manter uma vida financeira em dia, não é mesmo? Mas em meio aos obstáculos do dia-a-dia, muitas pessoas sentem dificuldades em conseguir equilibrar sua vida financeira e acabam caindo em dívidas.

Segundo dados obtidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2023 cerca de 77,9% da população brasileira contraiu algum tipo de dívida. Um número alarmante que assusta, mas que infelizmente faz parte da rotina de milhares de brasileiros.

Mas não se preocupe, há como dar uma volta por cima! Confira agora 3 estratégias para te ajudar a sair das dívidas e que podem lhe ajudar a ter uma vida financeira mais equilibrada.

 

Conheça as suas dívidas

O primeiro passo para voltar ao controle de suas finanças é entender quais são as suas dívidas. Para isso, não basta apenas saber que está endividado, é preciso anotar em algum lugar de fácil acesso todos os entalhes das suas dívidas atuais. Anote-as seguindo:

  • Valor inicial da dívida
  • Valor atual da dívida
  • Credor
  • Tipo de dívida
  • Quantidade de meses
  • Taxa de juros

 

Você pode anotar as suas dívidas em um caderno ou bloco de anotações, mas é recomendado criar uma planilha digital para facilitar o acesso, podendo usar a do Google Spreadsheet ou o próprio Excel.

 

Crie metas e adote novos hábitos

Antes de sair por aí pagando as parcelas, é preciso dar um passo para trás e remodelar os seus hábitos e planejamentos que, consciente ou não, vem sendo usados até o presente momento.

De nada irá adiantar iniciar o pagamento de suas dívidas se você ainda mantém os mesmos hábitos. Dessa forma, você irá continuar cometendo os mesmos erros e acumulando novas dívidas ao longo do tempo.

Corte aqueles custos supérfluos e adote um mindset de economia. Dessa forma, você pode começar a conferir descontos, cupons, comparação entre diferentes opções, etc.

Também é importante reservar um momento para planejar a sua meta e dívida-lá em pequenas ações que irão lhe trazer para mais perto do objetivo final.

Por exemplo: se a meta é conseguir quitar duas dívidas em 1 ano, separe-as de forma com que você possa pagar as parcelas mensais aos poucos até alcançar o objetivo no prazo escolhido.

 

Renegocie as suas dívidas

Agora que você já conhece as suas dívidas em detalhes, adotou novos hábitos financeiros saudáveis e planejou suas metas, é momento de iniciar a negociação desses pagamentos em atraso.

Priorize a categorização de acordo com a taxa de juros, da mais alta à mais baixa. Dessa forma, você garante que aquelas dívidas que podem se tornar mais caras ao longo do tempo sejam pagas antes de criarem uma bola de neve de endividamento.

É possível entrar em contato diretamente com o órgão credor e solicitar uma renegociação de acordo com suas necessidades atuais, conferir sites de negociação de dívidas ou até mesmo aproveitar oportunidades especiais, como é o caso do período do Feirão Limpa Nome da Serasa, por exemplo.

É importante que você somente inicie a renegociação quando tiver certeza de que pode honrar com os pagamentos acordados. Caso contrário, você acabará acumulando uma nova dívida.

Equipe Comprocard

Leia também: