Sabemos que liderar uma equipe não é uma tarefa fácil. É preciso ter uma gama de habilidades de comunicação, colaboração e planejamento para guiar os colaboradores no caminho do sucesso. E para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é adotar uma postura de liderança de alta performance.
Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Para lhe ajudar com isso, reunimos aqui 3 passos para inspirar e liderar equipes de alta performance de forma simples e prática Confira agora!
O que é uma liderança de alta performance?
De forma simples, a liderança de alta performance é o nome dado ao conjunto de características de sucesso que um líder é capaz de desenvolver para trazer mais engajamento e aumentar a motivação de sua equipe.
Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois não basta ser líder para garantir alta performance em suas equipes, é preciso comprometer-se com os requisitos de alto padrão e procurar ultrapassar os níveis de excelência. Por esse motivo, a liderança de alta performance muitas vezes precisa aprender a lidar com essa pressão.
Mas ao adotar essas práticas, a empresa consegue aproveitar resultados impactantes em sua produtividade, lucros e ainda eleva a harmonia do ambiente de trabalho!
3 passos para criar equipes de alta performance
1) Torne o feedback uma cultura central
Não há método melhor do que o feedback quando pensamos em uma forma de entender de forma explicativa e eficiente sobre a performance da equipe.
Isso porque os feedbacks são capazes de indicar sobre os pontos positivos que merecem ser elogiados e continuados, assim como os pontos indesejados que devem ser reajustados ou evitados.
Ao adotar o feedback no centro da cultura de sua empresa, você assegura um ambiente de eterna aprimoração e aprendizado, além de garantir um aumento na produtividade em geral. Por conta de seus benefícios, ele costuma ser essencial em inúmeras metodologias de produtividade, como o Kaizen.
2) Adote os 3 pilares da confiança
Para ter uma equipe de alta performance, é necessário garantir que a confiança esteja sendo praticada por entre os colaboradores e líderes. É ela que permite uma colaboração e troca de informações importantes com clareza, eficiência e segurança.
Nesses 3 pilares da confiança, temos a: Benevolência (demonstrar que a sua liderança se importa de forma genuína com o sucesso de seus colaboradores), Competência (clareza da sua capacidade e habilidades profissionais) e Integridade (transparência de seus valores e morais).
Ao abraçar esses 3 pilares da confiança em seu modo de liderança, você estará a um passo de tornar-se um líder de alta performance e garantir os melhores resultados na produtividade e desempenho de sua equipe.
3) Celebre as conquistas
Infelizmente, seja por costume ou esquecimento, muitos líderes ainda não conseguem adotar o hábito de celebrar as conquistas alcançadas por seus colaboradores.
Apenas atingir aquela meta audaciosa e logo partir para o próximo objetivo não garante manter a motivação e satisfação de sua equipe. Pelo contrário, isso pode acabar ocasionando em insatisfação e, em longo período, pode auxiliar no surgimento do burnout.
É preciso que seus colaboradores sintam-se contentes em fazer parte de sua equipe, que suas dores sejam ouvidas e que seu trabalho árduo seja valorizado. Quando seus colaboradores não sentem isso, a sua empresa pode sofrer com uma alta rotatividade de funcionários e baixo desempenho.
Por isso, lembre-se sempre de receber um momento para celebrar e parabenizar aquelas conquistas, tanto da equipe quanto individuais!