É comum nos sentirmos sempre preocupados ao tentar oferecer uma opinião ou conselho até mesmo para conhecidos íntimos. Mas quando olhamos para o cenário empresarial, essa preocupação cresce ainda mais.
Isso porque é através desse compartilhamento que o desempenho dos colaboradores pode ser afetado de forma positiva ou negativa. Então para evitar algumas dúvidas frequentes, confira aqui nossas 6 dicas para oferecer feedback corretamente aos seus colaboradores!
Avalie o feedback que irá oferecer
Antes de realizar aquela reunião para oferecer feedback ao colaborador, reserve um momento para avaliar o que você irá compartilhar. Tenha em mente os pontos que serão abordados, o objetivo e o fluxo da conversa. Isso irá evitar perda de tempo e possíveis conflitos internos.
Para isso, responda questões como:
- É necessário comentar sobre esses pontos?
- A ordem dos tópicos faz sentido?
- Quanto tempo é necessário para essa reunião?
- Esses tópicos irão ajudar ou atrapalhar o colaborador?
- Há alguma informação que possa ser mal-interpretada?
Utilize a linguagem correta
Ninguém será capaz de levar o seu feedback a sério se você estiver enchendo a conversa de gírias, palavras desconexas, pausas confusas ou até mesmo palavrões. É por isso que você deve tomar cuidado com a forma com que se comunica com os colaboradores, transmitindo sempre uma mensagem clara e eficiente a todos.
Ofereça apenas críticas profissionais
Se você estava prestes a dizer algo negativo sobre a roupa, penteado, escolha política ou forma de falar de um colaborador, pare agora mesmo!
Ao compartilhar feedbacks, mantenha-se sempre profissional e ofereça somente insights que possam auxiliar o desempenho de carreira de cada profissional. Qualquer tópico que estiver fora dessa bolha também deve-se manter fora da conversa!
Críticas quanto a personalidade do colaborador só poderão entrar na pauta do feedback caso algo esteja desequilibrando a harmonia no ambiente de trabalho, afetando negativamente os demais colaboradores ou atrapalhando o próprio desempenho do colaborador.
Não faça comparações entre colaboradores
Ao oferecer feedbacks, jamais compare os colaboradores entre si! Essa prática pode parecer inofensiva para aquele que está compartilhando o feedback, mas ela apenas gera resultados desastrosos dentro da equipe.
Além de fazer o colaborador sentir-se péssimo e afetar sua auto-estima, essa comparação pode acabar fazendo com que os colaboradores criem atritos entre o grupo, gerando conflitos desnecessários no local de trabalho.
Reforce os pontos positivos
Ao perceber que os tópicos da conversa já foram todos abordados com sucesso, certifique-se de finalizar esse momento de feedback reforçando os pontos positivos que foram compartilhados anteriormente.
Reforce aquelas características que atraíram a atenção da equipe e que merecem ser parabenizadas. Dessa forma, o colaborador saberá exatamente que tipos de ações deve continuar mantendo e ainda terá um aumento de motivação para consertar erros, esforça-se e contribuir mais para o sucesso da empresa.
Torne os feedbacks uma prática comum
De nada irá adiantar tentar oferecer feedbacks apenas “quando der”. Além de confundir os colaboradores, essa troca de insights esporádica não irá trazer nenhum benefício concreto para o sucesso da empresa.
Não elaborar um planejamento para oferecer feedback corretamente pode acabar acumulando os tópicos da conversa ou até mesmo deixando algum ponto ser esquecido com o tempo.
Portanto, reserve sempre um período para compartilhar feedbacks entre todos os processos da empresa, que pode ser desde algo diário até mensal. Nesse caso, o tempo entre o compartilhamento de feedbacks deverá ser escolhido pela empresa e encaixar nas necessidades da mesma.