Você está pensando em abrir um negócio mas não sabe como? Então confira as nossas 8 dicas essenciais para abrir uma microfranquia e diga olá para a sua independência financeira agora mesmo!
1) Entenda como funciona a franchising
Caso você seja um novato no ramo das franquias, é recomendado de início que você faça uma pesquisa básica sobre os sistemas de franchising e suas opções de modelos de negócio. Esta etapa irá evitar confusões futuras e lhe servirá como um guia.
2) Escolha o segmento que mais combine com o seu perfil de negócios
Embora possa parecer meio bobo de início, esta etapa se torna uma peça fundamental para que o seu negócio continue crescendo no futuro. Ao fazer uma pesquisa de negócio, lembre-se de escolher o setor que mais se encaixa com o seu estilo e/ou gostos como um empreendedor. Isso evitará que você desanime frente às complicações cotidianas de um negócio, além de garantir que faça as suas responsabilidades e tarefas com mais paixão.
3) Faça uma análise de mercado e lucratividade
Somente ter o sonho de empreender não é o suficiente para manter um negócio em pé durante anos e anos. É preciso que você tenha conhecimentos profundos sobre os lucros que a microfranquia irá render durante o seu funcionamento. Sem saber os motivos de porque estar investindo naquele determinado negócio, será provável que você irá enfrentar problemas financeiros no futuro e seu ânimo será abalado.
4) Conheça mais sobre o franqueador de sua escolha
Antes de finalizar o negócio e gastar centenas comprando uma microfranquia, certifique-se que você já sabe tudo o que precisa sobre o franqueador e está totalmente seguro sobre a compra que irá fazer. Pesquise como a franquia está se saindo no mercado atual, quais cuidados ela oferece aos seus franqueados, como foi a experiência de clientes e de outros franqueados, etc.
5) Planeje seus investimentos com antecedência
Agora que você já escolheu o segmento onde irá atuar, fez uma análise do franqueador e da lucratividade do negócio, é preciso que você planeje com antecedência os seus investimentos para que não sofra com riscos futuros ao abrir a microfranquia. É recomendado então ter fundos o suficiente não apenas para iniciar o negócio, mas também para mantê-lo funcionando até ele poder render lucros.
6) Tenha um bom networking com os demais franqueados
Os demais franqueados da empresa serão como seus colegas de trabalho, e por isso é preciso que você cultive um relacionamento saudável com eles logo de início. Com um bom networking feito, você poderá pedir ajuda e dicas para problemas comuns das franquias, por exemplo.
7) Se diferencie dos concorrentes
Para que a sua microfranquia cresça e gere lucros o mais rápido possível, ela precisa se destacar das demais presentes no mercado. Faça uma pesquisa dos seus concorrentes e ofereça um serviço diferencial.
8) Esteja preparado para todas as etapas de um negócio
Agora que você já descobriu todas as nossas dicas essenciais para abrir uma franquia e já formalizou a sua microfranquia, saiba que para o seu negócio crescer será preciso ter uma boa dose de paciência e perseverança. Confie sempre no potencial do seu negócio!