Certo, você tem uma empresa que já atua no mercado há algum tempo. Mas como saber se está havendo melhoras no desempenho dela? Ou como fazer com que seu negócio tenha a maior eficiência possível em seus processos?
Para lhe ajudar com isso, há uma metodologia japonesa antiga capaz de trazer a eficiência máxima para qualquer empresa que a implementar. Portanto, não perca mais tempo e descubra como aplicar a metodologia Kaizen na sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio!
O que é e como funciona o Método Kaizen?
Metodologia, filosofia, estilo de vida, estratégia… É possível que você se confunda ao procurar o que é Kaizen ou como ele funciona.
Isso porque você poderá encontrar diferentes nomeações e aplicações para um único termo. Mas, ao ser implementado em empresas, é comum chamarmos de método ou metodologia Kaizen.
Nascida no Japão ao final da Segunda Guerra Mundial, esta metodologia teve como objetivo reerguer o país (e principalmente às empresas atingidas) após o fim dos conflitos ao implementar uma sequência de melhorias pequenas mas contínuas.
Para entender melhor, o próprio termo “Kaizen” significa uma mudança para melhor ou melhoria em japonês. E é com esse lema que o Método Kaizen busca trazer o aprimoramento constante dentro de empresas para que as mesmas possam buscar a eficiência absoluta.
Mas não se engane: por mais que a metodologia Kaizen busque atingir a eficiência máxima, ela também reforça que é impossível encontrar a perfeição total. Dessa forma, há sempre algo que pode melhorar e que deve ser alterado.
Com essa base, o método Kaizen pode ser aplicado em qualquer cenário ou circunstância, não sendo exclusivo somente para empresas como também poderá ser colocado em prática em nossas vidas pessoais.
As áreas priorizadas pelo Kaizen em empresas
Assim como seu objetivo, a metodologia Kaizen não requer passos complicados para ser aplicado em empresas ou em seus processos.
Isso porque essa estratégia já indica quais áreas devem ser priorizadas para alcançar a eficiência suprema. São elas:
- Método (a forma como o Kaizen será implementado nos processos da empresa);
- Mão-de-obra (a forma como os colaboradores serão instruídos e suas ações dentro da empresa);
- Máquinas (a forma como será escolhido o maquinário e como sua manutenção eficiente ocorrerá dentro da empresa);
- Material (a forma como os recursos serão usados dentro da empresa).
Como implementar o Kaizen em empresas
Saber como aplicar a metodologia Kaizen na sua empresa irá trazer somente vantagens para seus negócios. Para isso, basta apenas seguir estes passos práticos:
- Elaborar um time ou gestor responsável por implementar e acompanhar as etapas do Kaizen em sua empresa;
- Analisar todas as etapas dos processos da empresa, tanto internos quanto externos, e identificar aqueles que necessitam de aprimoramento;
- Traçar um plano de ação com objetivos, prazos e colaboradores responsáveis por aplicar a metodologia em suas respectivas áreas;
- Oferecer treinamentos sobre a importância e funcionamento do Método Kaizen a todos os colaboradores
- Implementar a essência do Kaizen na cultura da empresa, garantindo que a busca por maior eficiência seja normalizada e se torne o objetivo principal;
- Após a implementação das ações do Kaizen, documentar todos os resultados e analisar as métricas de desempenho;
- Ao alcançar os objetivos propostos no plano de ações, repetir o processo para encontrar e eliminar novos gargalos, garantindo um aprimoramento constante.
Além disso, é preciso saber que o Método Kaizen em empresas muitas das vezes é aplicado através da implementação da Metodologia 5S, que visa melhorar não apenas os processos da empresa como também aprimorar o padrão de comportamento de seus colaboradores.