Melhores Práticas Para Auxiliar na Gestão de Equipes Remotas

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O modelo remoto de trabalho veio para trazer inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa. Seja por conta do aumento da produtividade ou maior flexibilidade, o home office caiu de vez no gosto dos trabalhadores e hoje é o sonho de muitos.

Mas para isso, é preciso que as empresas adotem ações que garantam o bom funcionamento das equipes mesmo a distância, escolhendo as melhores práticas para auxiliar na gestão de equipes remotas. Conheça agora quais são e aprenda a assegurar a produtividade de seu time!

 

Elabore planos de ação

Comece garantindo que os planos de ações estejam devidamente estruturados, garantindo que as ações de toda a equipe remota sejam executadas corretamente e dentro dos prazos estipulados pelos gestores.

Estabeleça esses planejamentos em detalhes, definindo: metas e objetivos, tarefas e seus respectivos colaboradores responsáveis e os prazos para entrega. Dessa forma, a sua equipe remota terá total clareza sobre os objetivos e ações que devem ser realizadas.

 

Assegure uma boa comunicação

O pilar principal de qualquer equipe remota deve e necessita ser sempre ter uma comunicação boa, eficiente e prática.

Ao trabalhar de forma presencial, basta apenas alguns minutos para encontrar o seu gestor ou um colaborador que possa resolver uma dúvida que você tenha, por exemplo. Mas em home office, como recriar essa mesma facilidade?

É preciso adotar certos cuidados que possibilitem uma comunicação clara e simplificada entre toda a empresa, tais como:

  • Uso de canais de comunicação eficientes (como WhatsApp, Slack, Telegram, e-mail, etc);
  • Reuniões online pontuais para compartilhamento de informações relevantes e troca de feedbacks (através de plataformas como Zoom, Google Meets, etc);
  • Fórum com perguntas e respostas para resolução de dúvidas frequentes;
  • Uso de softwares e aplicativos de gestão de projetos (como Monday, Trello, Slack, Asana, etc).

 

Incentive a colaboração entre os colaboradores

Por estarem fisicamente distantes, as equipes remotas podem acabar sofrendo com sensações de solidão ou até mesmo sentir falta da criação de laços com seus colegas, principalmente equipes que costumavam comparecer fisicamente nas empresas.

Para evitar essa situação, incentive momentos frequentes de relacionamento interpessoal entre a equipe remota, como: celebrações ou eventos presenciais quando possível, reuniões para troca de informações e canais de comunicação entre os colaboradores, por exemplo.

 

Estimule os feedbacks contínuos

Não importa o ramo ou objetivo que a sua empresa deseja alcançar, adotar uma cultura de feedbacks é essencial para garantir o sucesso dela!

Isso porque é através dos feedbacks que as equipes remotas serão capazes de identificar pontos de melhoria, realinhar processos com pouca ou nenhuma eficiência, compartilhar o andamento de tarefas e muito mais.

Para isso, permita que o compartilhamento desses feedbacks sejam fáceis e práticos através de ações como reuniões periódicas em equipe e individual para troca de informações e/ou canais de comunicação em equipe e individuais que possam ser utilizados a qualquer momento.

 

Ofereça treinamentos adequados

Para equipes e gestores que estão realizando a transição para o universo remoto pela primeira vez, é necessário que a empresa invista pesado em treinamentos que garantam a produtividade, proatividade e entendimento de todos os colaboradores.

Isso garante que as equipes remotas estejam preparadas para iniciar um trabalho não presencial sem dificuldades, permitindo que os colaboradores criem intimidade com as ferramentas utilizadas e os novos métodos de organização.

Equipe Comprocard

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