Dicas para crescer com solidez no mundo do empreendedorismo

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Segundo o Sebrae, cerca de 50% das empresas abertas no Brasil morrem antes de completar cinco anos. O dado serve de alerta para quem já é ou planeja ser empreendedor.

Segundo Rafael Richa, Gerente de Estratégia e Marketing da Comprocard, para conseguir crescer com solidez no universo do empreendedorismo é preciso fugir do lugar comum.  “O normal é você pegar seu dinheiro, aplicar e confiar a alguém as tarefas. Mas é preciso ir muito além. Tem que fugir do normal, precisa ter suas próprias iniciativas”, pondera.

Rafael alerta que, no entanto, é preciso equilíbrio para evitar precipitação.  “Tem que ter muito comprometimento com sua ideia, como escolher a equipe certa para fazer o trabalho certo no momento certo. Tem também que fazer estudo de mercado, investir tempo, dinheiro, errar, acertar”, enumera.

O jovem empreendedor acrescenta ainda que a solidez de um negócio não se resume a ser bem administrado e a oferecer um bom produto e serviço.  “Você tem que devolver para sociedade alguma coisa. Não é só colocar um produto que o cliente gosta. Por exemplo, aqui na Comprocard toda vez que alguém compra usando cartão de benefícios nossos, parte dos recursos são revertidos para três instituições de caridade: O Instituto Vida, o Instituto Ponte e o Asilo de Idosos de Vitória. Ou seja, estamos usando nosso produto que faz bem para o consumidor, que faz bem para a empresa que contrata nosso serviço, para poder devolver à sociedade uma parcela do nosso sucesso”, ressalta.

Um erro comum a muitos empreendedores é a desistência precoce. “A gente vê muito empreendedor com ideia muito boa desistir cedo, porque enfrenta problemas no início da jornada, principalmente nas questões financeiras. E aí vende o negócio na fase inicial e acaba perdendo grande oportunidade de valorização”, observa.

Uma boa cultura organizacional também é imprescindível. Assim como montar uma equipe premium, ou seja, ter colaboradores que saibam trabalhar ou que tenham disposição e capacidade para aprender.

Montagem de equipe premium

Para você ter um crescimento consolidado você precisa ter uma cultura organizacional muito forte. Você precisa de capital intelectual, pessoas muito capacitadas tanto no quesito cultura quanto no quesito objetivos da empresa.

E para esse capital intelectual chegar até o negócio, o empreendedor precisa desenvolver uma rede de networking. “É você saber com quem pode contar. É muito importante você ter pessoas de confiança que possam te recomendar determinados profissionais, porque você está apostando em algo que tem procedência”, completa Rafael.

Se montar um bom time é desafiador, manter as peças mais importantes dele também é. Afinal, o mercado está sempre de olho nos talentos. E manter um bom funcionário vai muito além da valorização financeira do mesmo. Aliás, muitas vezes dinheiro não é o mais importante.

“Uma empresa de sucesso tem cultura organizacional que abraça seus talentos. O colaborador tem que saber que não é visto como mais um, mas que faz parte de uma família, de um time. O empreendedor tem que fazer com que ele se sinta em casa, seja amado, valorizado. É uma forma de segurar um talento sem ficar preso só a benefícios financeiros, que acabam por se tornar algo muito robótico – Ah, vou ficar aqui só por causa do dinheiro – e não é assim que funciona. O dinheiro é um dos fatores. Dinheiro qualquer empresa pode oferecer. Bem estar, não”, adverte Rafael.

Por fim, Rafael lembra que uma cultura organizacional forte é capaz tanto de atrair talentos já consolidados como de formar novos. E sem essa cultura, a empresa não consegue que seus colaboradores estejam alinhados com seus objetivos. O resultado é uma rotatividade alta, o que pode ser muito ruim.

Rafael Richa

Rafael Richa

Graduando em Administração pela Fucape e ocupa o cargo de Gerente de Estratégia e Marketing do Grupo Comprocard.

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