O passo a passo para acertar na campanha de vendas e garantir aumento da lucratividade

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Uma das mais eficazes ferramentas para aumentar o volume de negócios e lucratividade de uma empresa sem ter que lançar mão de grandes investimentos é fazer uma campanha de vendas. Mas é preciso saber como fazer não gerar frustração e até prejuízo. 

Quem alerta é o coaching e empresário Augusto Carrara. Segundo ele para uma campanha bem sucedida é preciso adotar os seguintes passos: 

Passo 1: Definir o objetivo da empresa com a campanha

“Vejo muito líderes querendo fazer campanha de vendas sem um propósito muito claro. Se o meu faturamento é mil, com a campanha eu pretendo chegar a quanto? É preciso clareza sobre o retorno, qual é minha atual taxa de conversão, tíquete médio, produto por cliente? Qual patamar pretendo atingir? Tudo isso tem que ficar claro”, pontua Augusto.

Passo 2: Monitorar o retorno do investimento

“Qual o retorno sobre esse investimento? Vi muitos casos de campanha que não deram retorno, algumas geraram até prejuízo. Então preciso saber de cada um real investido o quanto volta”, destaca o empresário.

Passo 3: Lançamento da campanha

“Eu preciso fazer lançamento dessa campanha, que é muito importante para o engajamento. Aí eu preciso criar o que meu colaborador quer, preciso dar para ele a premiação que ele quer”, orienta Augusto.

Passo 4 : Acompanhamento diário

“Eu preciso fazer o acompanhamento diário disso e preciso mostrar para a equipe de maneira que eu a inflame para gerar resultado. Galera, nossa taxa de conversão ontem foi 13 no acumulado do mês está 14. Vamos lá que a gente está chegando”, exemplifica Augusto.

Passo 5 :Estabelecer junto à equipe de vendas o mínimo alcançável

“Ah, e eu gosto muito de campanha que tenham cut off, que é o mínimo alcançável. Não adianta pagar uma campanha se eu não atingir o objetivo macro que eu queria. Então preciso ter esse cut off porque senão eu pago sem propósito e não gero retorno sobre meu investimento”, aconselha.

Passo 6: Cerimônia de premiação/encerramento da campanha

“A premiação é essencial porque um dos maiores valores que as pessoas prezam é o do reconhecimento. E para isto é essencial realizar uma cerimônia que também sirva para o encerramento da campanha. Quando eu pego minha equipe e mostro o quanto ela é importante, ela fará um esforço a mais e eu consigo virar mais resultados”, lembra.

Passo 7: Fazer Análise Swot da campanha

“Na própria cerimônia de encerramento, preciso fazer uma Análise Swot  de como foi a campanha, o que vai mostrar quais foram as forças e fraquezas. O que eu tive de oportunidades e o que ameaçou essa campanha? Se eu faço isso maneira sistêmica, eu vou conseguir ter um panorama de como o meu negócio vai prosseguir”, conclui Augusto.

E conforme destacou o coach nas linhas acima, a premiação é item balisar do sucesso de uma campanha de vendas. Sensível a essa demanda dos grupos empresariais, a Comprocard possui o Cartão Premiação, produto que os líderes podem oferecer a seus colaboradores como bônus pelo desempenho nas campanhas. E isso sem dor de cabeça com a CLT.

Augusto Carrara

Augusto Carrara

Coach e CEO da Gigante em Vendas. Atua como treinador de equipe comerciais, tendo trabalhado com mais de 100 empresas de 2017 para cá. Atualmente dá mentoria, palestras e treinamentos para empresários. Já atuou para a Prefeitura de Vila Velha como desenvolvedor de programas de fomento para micro e pequenos empresários (Empreenda Mulher// Empreenda Vila Velha// Papo Business// Empreenda nos bairros). Foi também supervisor de produtos financeiros da C&A.

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