Técnicas para gestão de pessoas com foco na motivação e produtividade

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

É imprescindível para a prosperidade de uma empresa ter funcionários motivados, com boas condições de saúde física e mental. A orientação é do YouTuber e professor Glaucio Siqueira*, que inclusive alerta para confusões que historicamente acabavam por atrapalhar esforços de organizações que propuseram motivar seus colaboradores pensando em aumentar  produtividade.

“Durante muitos anos na gestão de empresas nós ficamos presos à palavra motivação e pouco entendendo o que tem de associação entre produtividade e motivação. Então, antes de mais nada, para tratar de motivação precisamos entender que resultado eu espero do colaborador. Empresas bem sucedidas que têm colaboradores realmente motivados, entusiasmados a buscar um resultado, tem primeiramente uma gestão de indicadores muito bem feita”, explica Gláucio.

Segundo ele a gestão de indicadores dá clareza às metas. “Estabelece o que eu espero do colaborador e ele sabe por o que ele está sendo medido. Normalmente o processo motivacional começava ao contrário, a gente procurando encontrar meios de motivar mas não deixando claro o que eu esperava. E aí a frustração vinha”, observa.

Gláucio acrescenta que é preciso um painel de acompanhamento para que o próprio colaborador possa saber das metas e objetivos. “O passo seguinte, que é um elemento altamente motivacional, é a sessão de feedback. É quando o colaborador está recebendo então esse retorno sobre seu desempenho, com base nos indicadores. A sessão de feedback, mais do que a empresa dizer o que está entendendo dele, é ele fazer uma auto avaliação. É ele ser capaz de se auto analisar”, frisa.

Junto disso vêm as ferramentas motivadoras, como os estilos de premiação e reconhecimento que vão melhorar o resultado do colaborador. “O que eu posso esperar disso é, evidentemente, melhores resultados para a empresa”, conclui Gláucio.

A Comprocard tem, dentre os serviços oferecidos, o Cartão Presente/Premiação que foi criado justamente para facilitar às empresas essa ferramenta motivacional a seus colaboradores.

Ginástica laboral, terapia ocupacional e clima organizacional 

Manter um ambiente motivador e produtivo de uma empresa vai além de ter metas claras, dar bons feedbacks, fazer gestão de indicadores, gerir painel de acompanhamento e conceder premiação justa. Também é preciso atenção à ginástica laboral, terapia ocupacional e clima organizacional.

Sobre ginástica laboral e terapia ocupacional, o professor e YouTuber Glaucio Siqueira ressalta que a dupla é muito importante tanto no ambiente físico das empresas quanto para quem está fazendo home office – algumas corporações seguem com esta última para pelo menos parte dos funcionários.

“São ferramentas fundamentais para que as pessoas possam ter um dia mais produtivo. Especialmente liberando, como dizem os especialistas, a endorfina para o nosso corpo trabalhar bem. A ginástica laboral sempre foi uma prática muito levada a sério no Oriente, especialmente nas culturas japonesa e chinesa, e a gente percebe a relevância porque basta fazer um comparativo de produtividade dos dois mundos (Oriente x Ocidente)”, exemplifica.

Glaucio lembra ainda que a ginástica laboral previne lesões por esforço repetitivo (LER), problema comum em funcionários que trabalham com computador, por exemplo.

Nesse rumo do bem estar físico dos colaboradores no ambiente corporativo, a Comprocard desenvolveu o Cartão Saúde.

Por fim, Glaucio destaca a relevância de ter clima organizacional bom. “O clima organizacional é formado por um conjunto de coisas. Vem da cultura que foi incutida, os colaboradores ‘compraram’ a cultura e encontram ali um ambiente que eles possam progredir. O progresso de um colaborador tem que significar também o progresso da empresa. Se eu vejo pessoas prósperas, elas têm possibilidade  de gerar uma empresa próspera. Se eu vejo pessoas derrotadas elas tendem a colocar aquilo na organização. Então o clima organizacional é para trabalhar o caminho do sucesso múltiplo, do colaborador e da empresa”, conclui.

* Gláucio Siqueira é professor, YouTuber e empresário coordenador/desenvolvedor do Gestão Super Simples, solução inovadora que combina Contabilidade + Sistema + Consultoria + Treinamento. Seu trabalho tem foco na Entendo no desenvolvimento de pessoas que tocam negócios. Busca contribuir trazendo oportunidades para empresários, empreendedores e profissionais, gerando negócios, empregos e perspectivas num ambiente hostil, como é o da economia brasileira.

Professor Gláucio Siqueira

Gláucio Siqueira

Professor, YouTuber e empresário coordenador/desenvolvedor do Gestão Super Simples, solução inovadora que combina Contabilidade + Sistema + Consultoria + Treinamento. Seu trabalho tem foco na Entendo no desenvolvimento de pessoas que tocam negócios. Busca contribuir trazendo oportunidades para empresários, empreendedores e profissionais, gerando negócios, empregos e perspectivas num ambiente hostil, como é o da economia brasileira.

Leia também: