Como Cuidar das Suas Emoções ao Administrar o Seu Negócio

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Investimentos iniciais, montagem da estrutura física, processos jurídicos, contratação de funcionários… Quando o assunto é abrir e administrar um negócio por conta própria, esses são alguns dos tópicos ensinados aos empreendedores iniciantes. Mas embora eles sejam tão comuns de serem encontrados por terem um alto nível de importância, é impossível manter uma empresa próspera por muitos anos com apenas esse conhecimento básico.

Isso porque há alguns assuntos que ainda são considerados tabus e não chegam a serem debatidos entre os empreendedores. Esse é o caso, por exemplo, de cuidados em relação à saúde mental e emocional do próprio empreendedor. Para lhe ajudar a estar no controle de si mesmo enquanto trabalha, reunimos aqui dicas essenciais sobre como cuidar das suas emoções ao administrar o seu negócio e permitir que ele cresça. Confira-as agora!

 

Conheça seus próprios limites

É muito comum ver empreendedores perderem suas próprias essências diante da loucura que é abrir e manter um negócio no Brasil, muitas vezes sofrendo com síndromes de Burnout ou até mesmo depressão. Esse cenário se agravou principalmente com a chegada da pandemia, onde a economia sofreu prejuízos enormes e ainda está bem longe de reerguer-se, deixando a vida de muitos empreendedores de cabeça para baixo.

Para evitar sofrer mais do que o necessário com estresses por conta do trabalho, conheça seus limites e saiba exatamente até onde você é capaz de ir sem que a sua paz seja prejudicada. Ao descobrir o que é e não é aceitável em sua carreira você garante que o seu negócio possa manter-se de portas abertas sem que você tenha dificuldades.

 

Saiba como trabalhar sob pressão

Infelizmente, se você não consegue ter um bom e rápido raciocínio diante de dificuldades inesperadas, é provável que enfrente muitos problemas ao administrar o seu negócio. Isso porque ao se tornar empreendedor você estará lidando de frente com situações inesperadas, tais como custos, taxas, problemas com fornecedores, empregados, etc.

Por ser algo variável e diferente para cada tipo de empresa, é impossível estar sempre no controle desses imprevistos, que podem ir desde um atraso no recebimento de matéria-prima até danos graves à estrutura física do seu negócio.

Mas embora não exista uma forma de ter controle de tudo, você tem a possibilidade de treinar a si mesmo para lidar melhor com situações estressantes. Brigas, prejuízos financeiros, perda de clientes… Tudo isso pode ser evitado (ou controlado) ao saber como trabalhar sob pressão e garantir que o seu negócio tenha sempre o melhor resultado possível.

 

Separe seus desejos pessoais dos desejos profissionais

Assim como há a separação de contas bancárias entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, é importante que você saiba dividir o “você como cidadão” do “você como empreendedor”. Isso porque o que funciona para um lado, não irá funcionar da mesma forma para o outro.

Seus desejos, objetivos e ambições pessoais precisam ser separados da sua empresa de forma clara, evitando a todo custo que eles se misturem. Ao fazer isso, você irá garantir que o seu negócio esteja no caminho certo para o sucesso. Portanto, é recomendado traçar metas próprias para sua empresa, assim como os valores dela.

Equipe Comprocard

Leia também: