Infelizmente, muitas empresas ainda ignoram o email marketing ou até mesmo não cuidam dos seus da forma correta. E o resultado desastroso disto? Bem, um canal de comunicação a menos que poderia gerar mais engajamento e vendas para a empresa.
Então se você quer evitar que isso aconteça com a sua empresa, confira aqui 4 dicas infalíveis para realizar um email marketing da forma correta e aumentar as métricas do seu negócio!
Fique atento a frequência de envios
Olhe para a sua estratégia de email marketing e pergunte-se “estou enviando mais e-mails aos meus clientes do que o necessário?”. Se a resposta for “sim” ou até mesmo um “talvez”, então é hora de repensar sua frequência de envios.
Você não gostaria de olhar para a sua caixa de emails e ver que ela está cheia de quinhentas notificações em um único dia, não é mesmo? Pois lembre-se que a mesma reação aconteceria com os seus clientes, que irritados iriam acabar cancelando as suas inscrições.
Para não deixar que as suas métricas caíam, divida os conteúdos e as novidades em diferentes emails, deixando um período de diferença entre os envios. De 2 em 2 dias, de 1 em 1 semana, de 15 em 15 dias… Análise a quantidade de conteúdos que merecem ser compartilhados e divida-os da forma que encaixar melhor em seu planejamento.
Aposte na parte visual do email
Hoje em dia, apenas elaborar um bloco de texto não é mais algo atrativo aos olhos do público. Não importa se o conteúdo está recheado ou se o texto foi bem elaborado, caso não haja apelo visual é possível que os seus clientes acabam excluindo o email sem sequer lê-lo.
Aposte então em balancear os conteúdos em texto com conteúdos visuais, tais como imagens, vídeos, blocos divisórios, etc. Eles servirão para facilitar a leitura, assim como prender a atenção do público ao tornar o email mais atrativo.
Não utilize textos em vermelho
Caso não seja totalmente necessário, evite utilizar qualquer linha de texto em vermelho ao enviar e-mails aos seus clientes. Isso porque o vermelho é a cor mais utilizada em spams e, por esse motivo, é comum que os provedores de email tenham uma reação negativa à ela.
Portanto, caso os seus conteúdos estejam acabando na lista de spam dos seus clientes, é provável que as linhas de texto em vermelho que usou estejam causando esse resultado. Evite-as a todo custo!
Faça uso de emojis, gifs e imagens
Está procurando uma forma prática e simples de atrair a atenção do público? Então basta adicionar alguns elementos visuais aos seus emails e pronto!
Embora possa parecer algo ineficiente, usar emojis, imagens e/ou gifs em seus emails pode ser um atrativo poderoso. Eles são capazes de “quebrar” os blocos de texto, deixando uma leitura mais suave e fluída. Eles também conseguem reforçar alguma mensagem importante que precisa de atenção.
Imagine que você tem o seguinte título: “Você vai amar abrir esse email!”. Parece fraco, não é mesmo? Mas ao incluir emojis e deixá-lo como “Você vai amar abrir esse email! 😍♥️”, por exemplo, a atenção do público será capturada de forma fácil e você ainda conseguirá reforçar a mensagem que deseja passar.