Para muitos, todas as empresas são gerenciadas da mesma forma: um chefe toma as decisões e seus subordinados devem apenas aceitar a escolha passada. Se você também pensava assim, saiba que na verdade existem diferentes formas de gerenciar um negócio.
Precisando levar em consideração coisas como a cultura organizacional e o estilo de liderança, cada empresa possui um método de gerenciamento diferente. Por isso, descubra aqui os 4 principais tipos de gestão empresarial e acabe de vez com suas dúvidas!
Gestão Autocrática (ou Centralizadora)
Embora o nome possa assustar de início, este é o modelo de gestão empresarial mais utilizado no mundo inteiro até os dias de hoje. Nesse caso, como o próprio nome indica, o poder de escolha sobre a empresa estará apenas nas mãos de seus gestores ou diretores. Ou seja, as decisões serão tomadas somente pelo grupo mais importante dentro da estrutura hierárquica da empresa.
Por esse motivo, é possível tomar decisões de forma mais rápida, mas em casos mais ocorrentes essa ação pode acabar prejudicando o clima interno e fazendo com que os colaboradores se sintam desvalorizados dentro da empresa. Portanto, é um modelo de gestão empresarial que precisa ser manejado com cuidado.
Gestão Democrática
Diferente do gerenciamento autocrático, todos os colaboradores possuem voz dentro da gestão democrática. Ou seja, a empresa que adota este modelo não apenas permite como também incentiva que seus colaboradores tenham uma opinião na tomada de decisões.
Nessa gestão, é preciso que a comunicação seja tratada com extrema atenção e que haja canais bem elaborados para que os colaboradores troquem informações com facilidade. Caso essas etapas não sejam feitas corretamente, é possível que a confusão se espalhe por toda a empresa.
Mas quando elaborada com sucesso, a gestão democrática é capaz de aumentar ainda mais a produtividade da empresa ao passo que os colaboradores sentem-se mais valorizados e responsáveis pelo crescimento da mesma.
Gestão Comportamental
Como já é indicado em seu nome, esse tipo de gestão tem foco total no comportamento dos colaboradores da empresa. Mas calma! Isso não significa que a mesma molde de forma rígida a atitude dos seus profissionais.
Pelo contrário, a gestão comportamental abraça as diferenças de cada um e elabora formas de usar toda essa diversidade para o bem da empresa. Além disso, esse tipo de gerenciamento também incentiva o aperfeiçoamento dos seus colaboradores, para que os mesmos possam oferecer ainda mais resultados.
Gestão por Ciclo PDCA
É impossível olhar para o mundo empresarial e não deparar-se com alguma metodologia ágil pelo caminho. Elas tomam conta do universo dos negócios e são usadas até mesmo em modelos de gestão. Esse é o caso, por exemplo, da gestão por ciclo PDCA.
Com foco na melhoria contínua, cada ação dentro do ciclo PDCA foi elaborada para que o resultado final obtido seja o melhor possível. Aqui, cada sigla refere-se a uma etapa diferente, sendo:
- Plan (planejar)
- Do (fazer)
- Check (verificar ou analisar)
- Act ou Adjust (agir ou ajustar)
Seguindo essa lógica, a primeira etapa é reservada apenas para planejar em detalhes as estratégias da empresa. Após finalizar o planejamento será necessário colocá-lo em prática para então verificar os resultados obtidos e conferir o que funcionou ou não. Por último, as informações coletadas serão usadas para ajustar os gargalos e então colocar a estratégia em prática novamente.