Com a capacidade (e necessidade) de se adaptar a todos os formatos que emergem, o marketing vem mudando ao longo dos anos e ganhando novos rostos sempre que necessário. Para cada necessidade da sua empresa, há uma ferramenta de MKT capaz de ajudar a alavancar as vendas e até mesmo fidelizar clientes. Do tradicional ao digital, essa área tem muito a oferecer e uma das mais poderosas ferramentas atualmente é o marketing visual.
Se você ainda não sabia a importância dele, conheça aqui todas as principais informações sobre o marketing visual e como usá-lo para impulsionar as vendas da sua empresa!
O que é marketing visual?
De forma prática, o marketing visual é uma forma de comunicação entre a marca e o público, procurando promovê-la ao utilizar elementos visuais para essa comunicação. Ou seja, tem a função de construir uma melhor imagem e percepção da marca com o uso de vídeos, imagens e etc.
Funcionando como uma vitrine ou até mesmo um cartão de visitas, os elementos visuais possuem maior poder de reter a atenção de possíveis clientes, além de ser capaz de causar impressões impactantes no público. Por esse motivo, o marketing visual tem como objetivo atrair e/ou fidelizar clientes utilizando elementos visuais como o seu maior foco.
A importância de utilizar o marketing visual em sua marca
Ganhando mais espaço no meio digital, os elementos visuais podem ser a chave de ouro quando se trata de atrair a atenção de seus clientes. Isso porque, diferente dos meios tradicionais, as mídias digitais sofrem com uma dificuldade em reter o público que agora “passa” pelos conteúdos na internet em questão de segundos. Se algo não parece interessante logo de início, é possível simplesmente passar para o próximo vídeo ou foto sem nenhuma dificuldade.
Ou seja, hoje em dia não basta estruturar um bom conteúdo se ele não tem apelo visual aos olhos do público. Por se tratar de uma comunicação entre a marca e os clientes, também é preciso criar elementos visuais que possam ser atrativos.
Como atrair mais clientes utilizando o marketing visual
Como explicado acima, o marketing visual é utilizado para fazer com que imagens ou vídeos sejam capazes de gerar um engajamento por parte dos consumidores ao demonstrar os benefícios que a sua marca tem a oferecer.
1) Tenha sempre autenticidade
Lembrando que o objetivo é criar uma comunicação com o público, é preciso que todo e qualquer tipo de elemento visual utilizado estejam de acordo com os valores e missão da marca. Também é importante manter em mente o tipo de voz que será utilizada com o público-alvo, no que a marca acredita e os diferenciais dela. Ao produzir um conteúdo visual, pergunte a si mesmo ou a sua equipe se há autenticidade nele.
2) Ofereça impacto sensorial
Para se diferenciar de um conteúdo mediano e atrair a atenção do público, procure sempre oferecer um impacto sensorial positivo em seus conteúdos. Ou seja, permitir que as pessoas possam “sentir” as suas imagens ou vídeos. Para isso, lembre-se de utilizar sempre imagens com alta resolução e ricas em detalhes.
3) Confira a relevância
Seguindo os valores da marca, procure entender o que o seu público-alvo está precisando e/ou procurando. Antes de publicar o post, confira se aquele conteúdo está de fato agregando algo de valor para os seus clientes.
4) Avalie a reação do público
Por último, reserve um momento para dedicar a sua atenção somente às reações que aquele conteúdo visual provocou em seu público. Para fazer esse monitoramento, veja quais conteúdos receberam mais curtidas, comentários positivos e compartilhamentos. Procure os conteúdos que receberam menos e tente entender o motivo.