Análise SWOT: O Que é, Como Funciona e Como Aplicar em Empresas

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Em poucos segundos, você saberia apontar as forças e fraquezas da sua empresa? Por mais que pareça ineficaz, ter essa resposta clara em mente sobre a situação do seu negócio é a chave para elaborar planejamentos estratégicos eficientes.

Mas antes de perder tempo fazendo análises desnecessárias, saiba que há um método simples mas extremamente eficaz para lhe ajudar. Por isso, confira agora tudo sobre Análise SWOT: o que é, como funciona e como aplicar em empresas para melhorar o desempenho do seu negócio!

 

O que é Análise SWOT?

Assim como diversas outras estratégias e ferramentas de gestão, o termo Análise SWOT é na verdade um acrônimo para as palavras originais em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (Ameaças).

E, como os próprios nomes indicam, esta é uma técnica para planejamento estratégico com o objetivo de identificar os traços mais importantes de uma empresa ou projeto, tanto por fatores internos quanto externos.

Ao fazer essa análise completa sobre os traços positivos e negativos em relação às possíveis concorrência, você poderá traçar planos estratégicos mais eficazes para garantir o crescimento da sua empresa ou projeto.

 

Como funciona a Análise SWOT?

Como explicado acima, a Análise ou Matriz SWOT baseia-se em 4 divisões simples, que são:

  • Strenghts (Forças) – Todas as vantagens que o seu negócio ou projeto tem quando comparado à concorrência;
  • Weakness (Fraquezas) – Todas as desvantagens que o seu negócio ou projeto tem quando comparado à concorrência;
  • Opportunities (Oportunidades) – Todas as características positivas do seu negócio ou projeto que a concorrência não abrange;
  • Threats (Ameaças) – Todas as características negativas que a concorrência representa ao seu negócio ou projeto.

 

Além dessa divisão, esses grupos também são separados entre aqueles relacionados ao ambiente interno (Forças e Fraquezas) e aos relacionados ao ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

 

Análise SWOT ou Matriz FOFA?

Se ao pesquisar sobre o tema você ficou em dúvida entre escolher Análise SWOT ou Matriz FOFA, saiba que, na verdade, os dois termos são uma única coisa!

Isso porque Análise ou Matriz SWOT é o termo original em inglês, sendo também o mais utilizado dentro de empresas no mundo inteiro. Por sua vez, a Matriz FOFA é apenas a mesma metodologia traduzida para termos em português.

Nesse caso, o acrônimo em seu nome não será os nomes em inglês e sim em português (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), tornando-se então a Análise ou Matriz FOFA.

 

Passos para implementar a Análise SWOT em empresas

Agora que você já conhece os quatro pilares dessa técnica de planejamento estratégico, o passo seguinte é elaborar a Análise SWOT da sua empresa ou projeto.

Para isso, será necessário reunir as equipes em uma reunião e analisar cada fator importante para o sucesso do negócio. Com todos reunidos, então é hora de apontar as:

1)   Forças

  • O que fazem de melhor?
  • O que fazem que se destacam da concorrência?
  • Quais são seus maiores diferenciais?

 

2)   Fraquezas

  • O que pode ser aprimorado?
  • Quais etapas estão com baixo desempenho?

 

3)   Oportunidades

  • Quais as metas futuras?
  • Que deficiências no mercado podem aproveitar?
  • Que recursos podem usar para aprimorar suas fraquezas?

 

4)   Ameaças

  • Em quais áreas a concorrência está na vantagem?
  • Quais as novidades que estão surgindo?
  • Quais dessas novidades podem causar impactos negativos?

 

Após coletar todas essas informações, será necessário apresentá-las de forma visual para auxiliar consultas futuras. Ao fazer isso, o termo deixará de ser Análise SWOT e passará a ser chamado de Matriz SWOT.

Equipe Comprocard

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