De acordo com o Ministério da Economia, mais de 4 milhões de novas empresas foram abertas somente em 2021. Em comparação ao ano anterior, esse aumento é de quase 20%. Mas esse cenário ainda está longe de ser uma total vitória. Isso porque o número de empresas que fecharam a porta no mesmo ano também subiu, chegando a mais de 1 milhão.
Nessa corrida para ver quem decola primeiro, algumas empresas procuram adotar certas metodologias que prometem trazer sucesso rápido, como é o caso do Blitzscaling. Mas se você ainda não o conhece, não se preocupe! Reunimos aqui tudo sobre o método para lhe ajudar a trazer crescimento em sua empresa!
O que é o Blitzscaling?
Conhecido como “Oráculo do Vale Silício”, o Blitzscaling foi desenvolvido pelo empresário norte-americano Reid Hoffman, co-fundador e presidente do LinkedIn. E, por isso, não seria a toa que a metodologia é tão poderosa quando aplicada nas empresas.
O termo refere-se a uma junção da palavra “blitz”, que em alemão significa “relâmpago”, com a palavra “scaling” que quer dizer “escalada” em inglês. Portanto, o Blitzscaling nada mais é do que uma metodologia empresarial criada com o intuito de oferecer um rápido crescimento às empresas, permitindo que as mesmas se tornem líderes em suas respectivas áreas em um curto período de tempo.
As 5 etapas do Blitzscaling
Em geral, as startups em crescimento tendem a passar por 5 etapas diferentes que são divididas de acordo com o estágio em que o negócio se encontra no momento. Essas 5 etapas são conhecidas e separadas da seguinte forma:
Etapa 1 – Família
A primeira etapa, chamada de Família, é reservada para definir toda a estrutura base do seu negócio. Aqui, a dica é não focar em nada além do seu produto ou serviço, ignorando todos os demais fatores sobre concorrência ou público-alvo.
Pense no que você deseja oferecer (o seu produto ou serviço), quais são as características dele, os pontos fortes e negativos, como ele será aceito no mercado, etc.
É nessa etapa também que há o menor número de colaboradores e, por esse motivo, há um maior envolvimento na elaboração do produto por todas as partes envolvidas.
Etapa 2 – Tribo
No segundo estágio, o que importa é a rapidez dos procedimentos. Realize alterações em seu produto/serviço o mais rápido possível seguindo os feedbacks recebidos e contrate novos funcionários para a equipe, aumentando a produtividade da empresa.
É importante também ter um capital para poder bancar essa etapa, que pode acabar exigindo muito dinheiro. Além disso, é no estágio da Tribo que os potenciais investidores estão olhando para o seu produto/serviço e a falta da capacidade de sustentar seu negócio pode acabar assustando-os.
Etapa 3 – Vila
Em seguida, o foco é otimizar a sua equipe da melhor forma possível. Contrate novos funcionários se for necessário ou mude-os caso eles não estejam alinhados com a essência da sua empresa.
É necessário também conferir as áreas da empresa que estão com tarefas sobrecarregadas, que podem estar precisando de uma mão extra para aumentar a produtividade.
Etapa 4 – Cidade
A sua empresa estará imparável quando chegar nessa fase. Isso porque a etapa da Cidade é na qual as metas foram cumpridas, novos produtos/serviços estarão sendo desenvolvidos para aumentar o lucro e as métricas estarão sendo sempre conferidas para acompanhar o progresso.
É também nessa etapa que a empresa pode iniciar o processo de internacionalização, caso seja desejado. Para isso, ela deverá criar um plano sólido para exportar e importar produtos da forma correta.
Etapa 5 – Nação
Chamada de Nação, a última etapa do Blitzscaling é dedicada a manter uma boa comunicação entre as equipes e garantir que os funcionários estejam alinhados com a essência da empresa. Aqui, o que importa de verdade é fazer a implantação de processos de gestão eficazes.
E caso a empresa tenha passado pelo processo internacionalização, deverá procurar adaptar-se à nova cultura do país escolhida, garantindo que os funcionários do local também estejam alinhados com a empresa.