Case RH: Programa para identificar talentos e treinar colaboradores

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Reunir talentos com habilidades técnicas e comportamentais dentro da cooperativa para ministrar treinamentos com foco nas necessidades estratégicas, promovendo a disseminação do conhecimento e a retenção do capital intelectual e humano. Além, é claro, melhorar o atendimento aos clientes. Estes são os objetivos do Programa de Educadores da Unimed Vitória implantado em 2019 pelo RH da cooperativa.

O Programa consiste na identificação de profissionais que já atuam na instituição e tenham notório saber, habilidade ou formação acadêmica numa área em que há demanda por parte da cooperativa, selecioná-los e capacitá-los para dar treinamento aos demais colaboradores. É o que explica o Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Unimed Vitória, Jocimar Barbosa Surie.

"Colocamos temas estratégicos, do qual temos necessidade de avançar, para que os colaboradores que tenham um domínio desses temas, um notório saber, se inscrevam."

Jocimar Barbosa Surie

“Esse processo tem uma rotina pré-estabelecida regida por um edital de convocação e inscrição. Colocamos temas estratégicos, do qual temos necessidade de avançar, para que os colaboradores que tenham um domínio desses temas, um notório saber, se inscrevam. O candidato também pode sugerir outros temas no momento da inscrição, a partir da observação que teve de alguma necessidade da cooperativa. Ah, eu trabalho em tal área e vejo que tem uma deficiência no atendimento ao cliente, que pode ser melhorado. Eu tenho domínio nesse assunto e quero passar esse conhecimento para outras pessoas”, exemplifica Jocimar.

A partir daí uma banca composta por outros colaboradores especialistas ou formados naquele assunto avalia os inscritos. “Cada talento inscrito passa por essa banca. Ele prepara uma pequena apresentação, em que revela tanto o que gostaria de falar quanto o método de como ele vai passar esse conhecimento. É como se fosse a apresentação do plano de aula dele”, detalha o Coordenador.

Para avaliar a banca possui formulário e método padronizados. Uma vez aprovado, explica Jocimar, o profissional entra no corpo permanente de Educadores da Unimed Vitória. E além de continuar a desenvolver suas atividades laborais anteriores, passa a ministrar treinamentos periódicos para os seus colegas.

Para os treinamentos, prossegue o Coordenador, foi montado um laboratório com modelos, desfibriladores, dentre outros equipamentos, para atender aos profissionais de saúde.

No entanto – e até por conta da pandemia da Covid-19 – para os colaboradores do administrativo, recepção e outras atividades que não sejam o da consulta e tratamento de pacientes, os treinamentos têm sido feito via EAD (Ensino à distância). Jocimar lembra ainda que no caso dos treinamentos presenciais são respeitados protocolos de contenção a disseminação do novo coronavírus.

Resultados

Segundo Jocimar, em pesquisa feita entre agosto e setembro do ano passado junto a colaboradores que passaram pelos treinamentos do Programa de Educadores da Unimed Vitória, a grande maioria disse que os treinamentos melhoraram a qualidade do trabalho.

Aprendizado em equipe
  • 89,5% dos colaboradores consideraram que os treinamentos são aplicáveis ao trabalho no dia a dia;
  • 88,19% dos colaboradores avaliaram que houve melhora na capacidade de trabalho
  • 86,88% entenderam que os treinamentos oferecidos são de qualidade.
  • De 2019 até 2021 foram habilitados 25 educadores
  • 1.227 colaboradores já passaram por treinamentos no Programa
  • 1.322 horas de treinamento já foram oferecidas pelo Programa

Cartão Premiação como ferramenta de motivação

Além da óbvia vantagem de melhorar os processos internos e o atendimento ao público prestado pela Cooperativa, o Programa também valoriza os colaboradores e também auxilia no desenvolvimento desses colaboradores e dos cooperados. De acordo com Jocimar, cada Educador recebe o Cartão Premiação Comprocard, onde são creditados bônus de R$ 33 por hora de treinamento ministrado. Ou seja, ela já ganha o salário normal pelas horas trabalhadas mais o bônus. E esse bônus pode ser usado da forma como a pessoa quiser.

“Esse colaborador educador também vai ficar conhecido na cooperativa, a gente tem um processo de divulgação interno. É colocada uma foto dele em cada peça de divulgação na nossa Intramed, que funciona como uma rede social da empresa”, destaca Jocimar.

Jocimar Barbosa Surie

Jocimar Barbosa Surie

Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas e Auditor de Controle Interno da Qualidade na Unimed Vitória. . Bacharel em Enfermagem e possui duas especializações. Uma em Gestão de Saúde e Controle de Infecção e outra em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Leia também: