Como Implementar a Digitalização do RH em sua Empresa?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Papéis, papéis e mais papéis… Se a sua empresa não aguenta mais estar atolada com tanta papelada, saiba que esse problema, embora comum, já pode ser evitado quase que por completo ao adotar determinadas tecnologias. Com elas, os processos de qualquer empresa podem se tornar algo prático, rápido e de baixo custo.

Com isso em mente, iremos lhe explicar os passos corretos para como implementar a digitalização do RH em sua empresa de forma fácil e simples. Confira-os agora e garanta o melhor para o setor de Recursos Humanos do seu negócio!

O que é e como funciona a digitalização do RH?

Como o próprio nome indica, esse processo consiste em trazer tecnologias à equipe de Recursos Humanos a fim de automatizar tarefas manuais e/ou físicas, tornando-as mais práticas e rápidas. Ou seja, digitalizar o RH da sua empresa significa que os seus colaboradores não mais precisaram realizar atividades manuais como antes ao terem o auxílio de softwares e máquinas adequadas para o trabalho.

Entretanto, é preciso ressaltar que a digitalização do RH vai muito além de apenas substituir papéis por máquinas. Há casos onde a tecnologia e inovação não se encaixam na essência da empresa, tornando-a em um problema ao invés de uma solução.

Como digitalizar o RH da sua empresa

Agora que você já descobriu o que é e como ele funciona, chegou o momento de entender o passo-a-passo para iniciar a digitalização de RH em sua empresa. Os passos necessários são os seguintes:

1)   Faça uma análise da situação atual do setor

Para garantir que a equipe de Recursos Humanos esteja de fato tirando proveito das novas tecnologias, é necessário primeiro entender quais problemas estão ocorrendo e/ou o que pode estar impactando negativamente na produtividade deste setor. Portanto, identifique onde está havendo perda de oportunidades, atrasos desnecessários, processos ineficazes, etc.

2)   Escolha as ferramentas adequadas

Não, não basta apenas começar a utilizar o primeiro software que você encontrar disponível. É preciso encontrar as ferramentas que se encaixem nos processos da sua empresa sem que haja ruídos ou complicações desnecessárias. Realize uma pesquisa das melhores ferramentas disponíveis atualmente, compare preços e confira avaliações oficiais para garantir a confiabilidade delas. Lembre-se também de adquirir somente os softwares e programas estritamente necessários!

3)   Ofereça treinamentos

Não insira algo novo em sua empresa e espere que magicamente seus colaboradores aprendam a lidar com ele por conta própria. Um software, uma máquina, uma técnica… Não importa o que seja, sempre que a empresa decidir trazer novidades será necessário oferecer treinamentos adequados em conjunto.

Esse treinamento pode ser através de workshops, aulas em cursos, livros e etc. O mesmo pode ser realizado de forma privada, sendo administrado pela própria empresa, ou até mesmo sendo um conteúdo de terceiros.

4)   Peça feedbacks aos colaboradores

Após conseguir implementar todos os passos anteriores em sua empresa, a última etapa é dedicada a entender como anda o funcionamento e a aceitação das tecnologias usadas. Para isso, organize formulários um determinado tempo após a implementação dos softwares e/ou máquinas.

Ao receber os resultados, análise se será necessário oferecer mais treinamentos aos seus colaboradores, substituir ou até mesmo eliminar determinadas tecnologias. Dessa forma, será possível então reformular a digitalização do RH de sua empresa seguindo as necessidades.

Equipe Comprocard

Leia também: