Em nossos relacionamentos precisamos oferecer feedbacks sinceros quase que a todo momento, com pessoas que conhecemos ou não, seja presencial ou online. Por não saber como ou por medo de soar de forma rude, muitas pessoas evitam indicar onde e como seus colaboradores ou colegas podem melhorar.
O que muitos esquecem é que, ao evitar a possível mágoa, você também está impedindo que o outro perceba e corrija seus erros, não podendo ter um rápido desenvolvimento. Isso pode se tornar algo ainda mais sério caso o seu dever seja gerenciar e cuidar dos relacionamentos dentro de sua empresa.
Então se você precisa entender como funcionam as críticas construtivas, continue lendo para aprender a maneira certa de como oferecer feedbacks sinceros aos seus colaboradores e colegas de trabalho.
O que é uma crítica construtiva?
A crítica construtiva se diferencia da crítica normal por ter como objetivo criar uma reflexão sobre a atitude ou o trabalho do outro e com isso gerar melhorias nos resultados ou no comportamento da pessoa a qual você ofereceu os feedbacks
Como oferecer críticas construtivas?
Reflita sobre a sua avaliação
Para não direcionar o seu colaborador para o caminho errado, reserve um momento para avaliar o que você está prestes a dizer antes de oferecer a sua crítica construtiva. Aquele comportamento ou resultado realmente é algo negativo? Como?
Avalie também se a sua crítica é de fato construtiva, caso contrário talvez seja melhor descartá-la. Tendo feito essa reflexão profunda, você se tornará capaz de guiar o outro da maneira certa para que ele possa trabalhar melhor.
Ofereça a sua avaliação no local e momento certo
Embora possam parecer insignificantes, o ambiente onde vocês se encontram e o momento em que você estará oferecendo a sua crítica também precisam ser levados a sério.
O seu colaborador pode se sentir envergonhado caso você chame a atenção dele na frente de outros e, por isso, é seu papel procurar um local reservado para que possa dar o seu feedback sem gerar desconfortos para ambas as partes.
Procure também oferecer essa crítica construtiva em momentos apropriados, que não interfira em nenhum trabalho importante que seu colaborador possa estar encarregado.
Mantenha sempre a calma
Quando for oferecer a sua crítica construtiva, esteja sempre com uma postura e expressão calma. Não eleve a sua voz ao falar com o outro, lembre-se que você está instruindo-o e não brigando com ele.
Além disso, algumas pessoas podem ter uma reação negativa ao receber críticas e isso acaba resultando em brigas desnecessárias ou intrigas dentro do ambiente de trabalho.
Caso você perceba que o atrito está aumentando, procure encerrar a conversa e discutir sobre o assunto mais uma vez somente quando estiverem calmos.
Relembre os pontos fortes
Para que o seu colaborador ganhe uma maior motivação para ir atrás de corrigir os erros cometidos, ao terminar é importante reforçar os pontos positivos do outro. Lembre-se apenas de oferecer elogios sinceros, que possam de fato ajudar a motivar e inspirar o outro, como “você é muito bom fazendo A, tenho certeza de que conseguirá fazer melhor com o B.”