O comportamento organizacional é um estudo criado para analisar as atitudes dos colaboradores e dos líderes de uma empresa, de forma coletiva e também individual. Tem como objetivo usar diferentes técnicas para motivar e inspirar as equipes da melhor forma.
Ou seja: garantir que o ambiente de trabalho tenha as condições necessárias para que os colaboradores da empresa possam dar o seu melhor sempre com conforto e segurança.
Pode ser um pouco confuso lembrar de todos os tipos, mas para lhe ajudar com isso reunimos aqui tudo o que você precisa saber para entender de vez como funcionam os tipos e níveis diferentes de comportamento organizacional.
Tipos de comportamento organizacional
Existem seis tipos de comportamento organizacional e cada um deles é usado para objetivos diferentes e com resultados também diferentes, são eles:
● De responsabilidade
Como o próprio nome já indica, o comportamento organizacional de responsabilidade é baseado em ter um forte comprometimento por parte do indivíduo com as suas obrigações dentro da empresa.
É compreendido que as ações e comportamentos do colaborador afetam também os demais dentro da equipe, e por isso devem ser sempre levados a sério.
● De ética
Baseado totalmente em seguir os valores e visões da empresa, o tipo de comportamento focado na ética indica que o colaborador ou líder cumpre com as suas tarefas dentro do ambiente de trabalho seguindo as condutas estabelecidas previamente.
Ou seja, é esperado que os colaboradores ajam com total transparência e honestidade com seus colegas de trabalho, superiores e até mesmo com clientes.
● De controle gerencial
Há uma cobrança maior por resultados melhores com o método de comportamento focado em controle gerencial, onde os líderes possuem um controle geral sobre o progresso, ações dos colaboradores dentro da empresa e o desenho profissional de equipes e de cada colaborador de forma individual.
● De autocracia
O tipo de comportamento organizacional de autocracia é caracterizado pela concentração de ideias e poder apenas por parte dos líderes, não permitindo espaço suficiente para que os demais colaboradores opinem ou que tenham algum tipo de controle dentro da empresa, resultando em uma centralização total do poder.
● De competitividade
Embora esse cenário esteja mudando aos poucos, a maior parte das empresas ainda adotam um comportamento organizacional do tipo competitivo, visando uma incansável procura por resultados cada vez melhores por parte dos seus colaboradores.
Infelizmente, muitas vezes, o uso desse método pode acabar resultando em um ambiente de trabalho estressante e tóxico para todos e por isso vem sendo cada vez menos usado.
● De perseguição
Como o nome já indica, esse método é caracterizado por líderes que perseguem os seus colaboradores. Essa perseguição pode ser de diferentes formas, como constranger com frequência um subordinado ou até mesmo o assédio.
Esse tipo de comportamento organizacional é capaz de causar danos sérios a vida pessoal e profissional dos colaboradores e deve ser sempre rejeitado por todas as empresas!
Níveis de comportamento organizacional
Individual: neste nível, o que importa saber apenas é sobre o colaborador de forma única para entender se ele conseguirá se adaptar aos valores da empresa. Ou seja: as metas e sonhos dessa pessoa, habilidades e até mesmo interesses pessoais.
Coletivo: com esse nível, a empresa está focando em entender como funcionam as dinâmicas de cada equipe, procurando descobrir se os seus colaboradores são capazes de trabalhar em grupo e como eles atuam em um cenário assim.