Comunicação estratégica e assertiva? Sim, é possível!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você sabia que todos nós temos necessidades em comum? A comunicação assertiva, vem para endossar essa afirmativa.

Pode parecer um pouco difícil atender as necessidades do outro, mas é totalmente possível a partir do momento em que fica claro quais são elas. Nós reagimos a essas necessidades de diferentes formas: com a linguagem que fomos ensinados a usar, como nos ensinaram a pensar e a nos comunicarmos e com as estratégias que aprendemos para influenciar os outros e a nós mesmos.

E quais são essas necessidades?

Existem as macros que são: autonomia, celebração, integridade, interdependência, lazer, comunhão espiritual e necessidades físicas.

Elas são subdivididas em outras, que quando atendidas, nos trazem sensações como: confiança, alegria, bom humor, criatividade, gratidão, segurança, entre outras.

Esse entendimento não é diferente quando falamos de comunicação corporativa.

Comunicação estratégica é arte de transmitir ideias, comunicar um conceito, um processo ou dados que satisfaçam um objetivo estratégico independente do prazo de uma organização. A partir do momento que sabemos quais necessidades precisamos atingir, é possível pensar em um plano de comunicação mais assertivo e eficaz. A diferença não está no que é dito e sim no como é dito.

É preciso atingir três pilares quando nos comunicamos com as equipes: informar, motivar e conectar. Somos seres que necessitam de pertencimento, e esses pilares nos proporcionam isso.

 

Por fim é preciso uma comunicação objetiva e transparente, capaz de transmitir credibilidade, estreitar laços com os colaboradores e clientes e gerando resultados para a reputação da marca.

Vamos nos comunicar?

Natane Moysés

Natane Moysés

Psicóloga, Coaching.

Especialista em Psicologia Positiva, ciência do bem-estar e autorrealização.

Fundadora da empresa Sees Desenvolvimento Humano.

Leia também: