Quem precisa coordenar programas para seleção de novos talentos sabe o quão importante é ter as dinâmicas certas e saber como escolher o candidato ideal. Diferente do que parece, essa tarefa pode ser complexa e leva diversas etapas até que a escolha final seja feita. Uma delas, por exemplo, é a dinâmica em grupo.
Muito usada em diversas empresas ao redor do mundo, essa dinâmica promete facilitar os processos de seleção e ajudar a fazer escolhas melhores. Para aproveitar as diversas vantagens dessa técnica, continue lendo e descubra como ela funciona, quais são os tipos e como aplicá-la da forma correta.
O que é a dinâmica em grupo?
Um dos exercícios mais usados, a dinâmica em grupo tem como objetivo avaliar e desenvolver o comportamento de grupos. Além disso, ela também é capaz de identificar as principais características comportamentais de cada participante, procurando traços de: capacidades para ser liderado ou até mesmo liderar, reação frente à frustrações e/ou pressões, resposta frente à competição e capacidades de resolver problemas.
Embora possa ser usada em qualquer tipo de ambiente, essa ferramenta é mais fácil de ser encontrada em processos seletivos dentro de empresas.
Os melhores tipos de dinâmicas em grupo
Quando se trata de tipos de dinâmicas em grupo, é possível encontrar várias disponíveis para usar, e cada uma com características e resultados diferentes. As mais comuns, porém, são:
1) Dinâmica da ilha
Este primeiro exercício é prático e é comum de ser encontrado dentro dos setores de RH. Ele tem como objetivo criar um cenário onde o trabalho em grupo consiste em encontrar formas para que todos possam escapar de uma ilha deserta. Para isso, é preciso fazer algumas perguntas básicas aos participantes, como:
- Supondo que você tenha se perdido em uma ilha totalmente deserta, qual dos seus colegas de grupo você gostaria que estivesse junto a você? Por que?
- Supondo que você acabou de ganhar uma viagem completa e com direito a levar até 3 acompanhantes, quem você escolheria do grupo? Por que?
- Supondo que você tenha a tarefa de organizar um evento, qual dos seus colegas você gostaria de dividir a tarefa com? Por que?
Cada um dos participantes então irão escrever as suas respostas mas sem se identificarem. Ao final, todos irão sentar juntos e apontar os motivos que os levaram a fazer tais escolhas, mas também sem identificarem os colegas dos quais estão falando.
2) Dinâmica de apresentação
Como o próprio nome indica, esta dinâmica tem como objetivo fazer com que os participantes se apresentem de uma forma leve e descontraída, interagindo entre si. Para isso, o grupo (com máximo de 15 pessoas, se possível) deve se posicionar em círculo e jogar a bola um para o outro.
Quem estiver com a bola em mãos, deve fazer uma pergunta e jogá-la para um dos participantes. Já quem conseguir segurar a bola, deve responder a pergunta, fazer uma nova e repetir o ciclo para a próxima pessoa até que todos tenham respondido alguma pergunta.
3) Dinâmica do balão
Para realizar essa dinâmica, é preciso dividir os participantes em duas equipes diferentes. Em seguida, cada participante irá receber um pedaço de corda e dois balões que devem ser amarrados em sua cintura. O desafio começa quando o participante em questão deve estourar, com as próprias mãos, o maior número possível de balões do time adversário enquanto protege as que estão presas em si mesmo. Ganha o time que estourar mais balões.