Educação Financeira: 4 Dicas Para Estar no Controle do seu Dinheiro

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A educação financeira tem o objetivo de ensiná-lo como gerenciar o seu dinheiro de forma consciente, desde os gastos mensais até planejamentos futuros. Ao aprender como organizar os seus gastos, você poderá realizar seus sonhos sem dificuldades.

Para lhe ajudar a ter um melhor planejamento financeiro, reunimos aqui 4 importantes dicas para você estar sempre no controle do seu próprio dinheiro.

 

4 dicas importantes para ter o controle da sua vida financeira

 

Dica 1) Saiba o quanto você ganha e o quanto você gasta

Antes de tudo, é preciso saber exatamente quanto dinheiro entra e sai da sua conta bancária. Sem esse passo você não poderá saber se há como pagar suas contas em dia, criar um planejamento para uma ocasião especial ou até mesmo não fazer alguma compra extra.

Reserve um momento para calcular como você gasta o seu salário e anote tudo: o valor ganho, as despesas no cartão, seus gastos fixos (aluguel, internet, água, gás, luz, etc) e os gastos extras (serviços de streaming, restaurantes e lanches, compras não essenciais, etc).

É importante ter essas informações em um caderno, planilha ou agenda para que você possa consultar de forma fácil. Lembre-se de não deixar nada passar!

 

Dica 2) Tenha uma reserva de emergência

Imagine que você planejou tudo para que possa pagar todas as contas em dia, mas algo inesperado acontece e agora você terá gastos extras, não podendo mais honrar com seus compromissos… Você já deve ter passado por isso mais de uma vez, não é mesmo?

Imprevistos acontecem a todos e irão obrigá-lo a ter despesas extras. Seja o gás de cozinha que acabou, seu celular que de repente parou de funcionar ou até mesmo um acidente grave.

É importante que tenha uma reserva de emergência para enfrentar todos os acidentes sem precisar criar dívidas extras desnecessárias. Mas lembre-se que, caso precise usar essa reserva, terá que criar uma nova outra vez.

 

Dica 3) Defina os seus objetivos financeiros

Quem está pensando em organizar melhor seu dinheiro sempre tem um plano aqui ou ali que deseja concretizar.

Seja aquela viagem de férias, o tão sonhado carro novo ou até mesmo a aposentadoria… Defina desde o início quais são seus planos e como você precisará gerenciar o seu dinheiro para que eles aconteçam.

 

Dica 4) Evite dívidas ao gastar menos do que você ganha

Uma pesquisa feita pela Agência Brasil, em 2020 cerca de 65% dos brasileiros estavam endividados. Ou seja, mais da metade da população brasileira sofre com os pesadelos de ter alguma dívida.

Para não se tornar escravo do seu dinheiro, evite fazer dívidas extras sempre que possível. Isso inclui coisas como: não pedir muitos empréstimos, não extrapolar o limite do cartão, não fazer compras sem planejamento, etc.

Ao gastar menos do que você fatura, você estará se libertando de precisar criar uma nova dívida. Caso você queira fazer uma compra mais extravagante, planeje com antecedência.

Seguindo as dicas acima, você terá um planejamento financeiro perfeito e, com isso, não precisará mais passar noites em claro tentando organizar o seu dinheiro.

Equipe Comprocard

Equipe Comprocard

Leia também:

O Futuro da Gestão de Pessoas em 2024

À medida que os anos vão passando, é essencial que profissionais de Recursos Humanos estejam cientes das tendências emergentes que moldarão o

Por que Comprar um Sistema de RH?

Investir em um sistema de gestão de Recursos Humanos (RH) pode ser uma decisão estratégica para empresas de todos os tamanhos e