Nos últimos anos, a importância de ser capaz de oferecer bem-estar e conforto aos colaboradores vem crescendo cada vez mais e hoje se tornou um dos maiores atrativos oferecidos pelas empresas.
Pensando nisso, as empresas começaram a adotar o Employee Experience. Se você ainda não conhecia o termo, confira aqui os principais tópicos sobre o assunto e acabe com as suas dúvidas de uma vez por todas.
O que é Employee Experience?
O Employee Experience (EX), também chamado de Experiência do Empregado no Brasil, é uma das tendências que vem recebendo forças desde 2020 e consiste basicamente na preocupação completa do bem-estar de seus colaboradores ao tomar qualquer decisão estratégica importante no Recursos Humanos (RH).
E para assegurar esse bem-estar, a ferramenta diz respeito às condições impostas em três círculos diferentes, que são: o cultural, o físico e o tecnológico.
Ambiente cultural são todos os aspectos mais subjetivos do local de trabalho que afetam a cultura organizacional, como os valores da empresa, modelos de gestão, ações, relacionamentos, etc.
O ambiente físico, como o próprio nome indica, refere-se a qualquer tipo de condições materiais impostas em toda a estrutura física do local de trabalho. Essas condições podem ser referentes à ventilação e iluminação do local, as estruturas do estabelecimento, qualidade das ferramentas de trabalho e até mesmo as refeições oferecidas.
Por último, o ambiente tecnológico faz referência às tecnologias usadas para realizar as tarefas da empresa. Entram nessa lista softwares, equipamentos, máquinas, etc.
As vantagens de usar a Employee Experience (EX)
Aumento da produtividade e qualidade dos trabalhos: o maior benefício ao aplicar a Experiência do Empregado é o aumento significado da produtividade dos colaboradores e da qualidade de seus trabalhos. Com colaboradores que se sentem mais confortáveis no ambiente de trabalho, eles também estarão mais motivados a entregar o seu melhor.
Diminuição dos pedidos de demissão: colaboradores contentes com suas empresas passam mais tempo trabalhando para elas, além de se tornarem apoiadores da mesma.
Melhora imagem pública: ao mostrar que a sua empresa se preocupa com o bem-estar de todos os seus colaboradores, o público irá se interessar mais pelos produtos ou conteúdos, além de aumentar as oportunidades de negócio.
Diminuição dos pedidos de afastamento: ao ter ambientes mais otimizados e que garantam a saúde física e mental de seus colaboradores, os números de pedidos de afastamento por doença, por exemplo, terão uma diminuição drástica.
Como implementar o Employee Experience da forma correta
1) Faça uma análise
Não há como consertar algo se não se sabe o que há de errado, por isso é preciso uma análise sobre o estado atual da empresa. Como o foco é no bem-estar de seus colaboradores, peça feedbacks sinceros para cada um deles.
2) Defina objetivos claros e crie um cronograma
Após coletar todos os dados necessários, será preciso traçar objetivos utilizando essas informações. Nessa etapa, o setor de Recursos Humanos (RH) deve filtrar os feedbacks recebidos e levantar quais dos assuntos são de maior urgência. Com as metas já estabelecidas, crie um plano de ações com tarefas e os prazos em que elas devem ser cumpridas. Lembre-se também de determinar os responsáveis por cada tarefa.
3) Mensure os resultados obtidos
Depois de colocar as metas em prática, é preciso ter uma forma de mensurar os resultados obtidos para ter certeza de que o bem-estar dos colaboradores está sendo preservado. Caso os parâmetros vistos não tenham sido satisfatórios, será preciso recriar um novo plano de ação.