Entenda o Que é Cultura Organizacional e Sua Importância

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Não importa o ramo ou local, cada empresa sempre costuma atuar de forma diferente. Seja na atitude de seus colaboradores, na forma de comunicação ou nas ações realizadas, cada um dos negócios ao redor do mundo são capazes de criar suas próprias regras.

Mas essa forma de agir é muito mais que uma simples escolha e ainda tem o poder de interferir na tomada de decisões de uma empresa. Então para acabar de vez com a dúvida, entenda o que é cultura organizacional e sua importância com todos os detalhes que reunimos aqui para você. Confira abaixo!

 

O que é cultura organizacional?

Antes de explicarmos o que é a cultura organizacional, é preciso entender que esse termo não é uma regra rígida ou um passo-a-passo detalhado, mas sim um conceito geral que todos os colaboradores irão vivenciar no dia-a-dia dentro da empresa.

Isso porque, assim como em nossas vidas pessoais, a cultura diz respeito a um entendimento geral sobre como devemos viver tanto no coletivo quanto no individual. Ou seja, a forma esperada para nosso comportamento, fala, crenças, costumes e até mesmo objetivos. E é desse modo que a cultura organizacional funciona.

Também podendo ser conhecido por cultura corporativa ou empresarial, esse termo irá determinar então um conjunto de hábitos, ações e normas praticadas dentro de uma empresa.

Comumente, essa cultura será composta por três importantes pilares: missão, valor e propósito. Ou seja, de forma prática, a cultura organizacional seria como o DNA da empresa. É através dele que os colaboradores saberão como agir, assim como a própria empresa poderá tomar decisões mais alinhadas ao seu perfil.

 

Qual a importância da cultura organizacional para uma empresa

Se você imaginava que a cultura corporativa era apenas um grupo de regras sem sentido que os colaboradores são obrigados a seguir sem questionar, então é preciso dar alguns passos para trás.

Isso porque esse conjunto de normas será o principal fator sobre como uma empresa irá atuar. É através da cultura organizacional que a empresa saberá que tipo de liderança fazer, como instruir os colaboradores e até mesmo que tipos de decisões devem tomar.

Por servir como uma base da identidade comportamental, essas informações precisam ser elaboradas antes da abertura da empresa e com o máximo de detalhes possível. Caso essa cultura empresarial esteja incompleta ou até mesmo confusa, a empresa acabará sofrendo consequências desastrosas como:

  • Imagem pública negativa;
  • Alto número de demissões e, consequente, contratações constantes;
  • Baixa produtividade;
  • Ambiente de trabalho caótico;
  • Prejuízos financeiros;
  • Alto índice de absenteísmo;
  • Baixa fidelização de clientes.

 

Ou seja, um pilar importante que deveria ter sido preenchido logo no início do planejamento empresarial é capaz de desencadear inúmeros prejuízos como uma bola de neve. Ao não entenderem o propósito e a intenção de suas tarefas, os colaboradores começam a sentir uma desconexão da empresa, além de se sentirem desvalorizados naquele ambiente.

Por esse motivo, o desempenho e a motivação dos mesmos começa a cair drasticamente, o que por sua vez afeta a experiência e a opinião do cliente final. Ou seja, todas as etapas acabam sendo afetadas de forma direta ou não.

Equipe Comprocard

Leia também: