Microfranquias: Entenda o Que São e Como Funcionam

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% das empresas brasileiras encerram suas atividades em menos de 10 anos de funcionamento. Além disso, cerca de 18% dessas empresas não conseguem passar pelo primeiro ano de funcionamento.

 

Diante disso, muitos brasileiros abandonam o sonho de se tornarem empreendedores por medo de não conseguirem criar um negócio do zero e/ou manterem os gastos do mesmo.

 

Mas há uma solução capaz de trazer os sonhos desses empreendedores de volta: as microfranquias. Você sabe qual a diferença entre uma franquia e uma microfranquia? Então continue lendo e acabe com as suas dúvidas de uma vez por todas!

 

O que são as microfranquias?

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) prevê que qualquer franquia com investimento inferior a R$80 mil é considerada como uma microfranquia. Ou seja, qualquer negócio que precise de até R$80 mil para ser replicado será então uma microfranquia.

Além de serem empreendimentos com baixos investimentos, as microfranquias também contam com um custo operacional mais baixo que atrai milhares de empreendedores ao redor do Brasil.

 

Como funciona o sistema de microfranquias?

O sistema de microfranquias funciona do mesmo modo que a de uma franquia completa, a única diferença estará na complexidade de suas operações e no porte do negócio. Diferente das demais, a microfranquia pode ser liderada por apenas uma pessoa, sendo um fator atrativo para os novos empreendedores.

Além disso, ao abrir uma microfranquia, o empreendedor não precisará ter gastos financeiros criando a estrutura do negócio (marca, gestão, know how, etc). Como tudo já será entregue, basta apenas que seja administrado de forma a gerar lucros.

Dependendo do serviço oferecido, é possível que sequer precise de uma unidade física. Nesse caso, o colaborador deverá realizar o serviço na residência do cliente ou em um local combinado por ambos.

 

As principais vantagens de abrir microfranquias

Agora que você já descobriu o que é e como funcionam as microfranquias, descubra quais são as principais vantagens de abrir uma:

 

1)   Oferece a sua independência financeira

Em primeiro lugar está o benefício que todo empreendedor procura ao abrir um novo negócio: sua independência financeira. Ao abrir uma microfranquia, o empreendedor terá uma razão social própria e total responsabilidade financeira pelas ações da franquia comprada.

 

2)   Não precisar criar um plano de negócios

Quem está abrindo um novo negócio sabe o quão difícil pode ser criar um plano de negócios do zero. Por isso, ao adquirir uma microfranquia, você receberá os planos de negócios complexos já criados e testados para que você não passe por nenhuma dificuldade.

 

3)   Não se preocupar com o desenvolvimento de produtos

Quer ter um negócio de vendas sem precisar se preocupar em desenvolver, testar e lançar novos produtos? Então abrir uma microfranquia é o que você precisa! As etapas de desenvolvimento de produtos são de responsabilidade total do franqueador, e o empreendedor franqueado não irá arcar com nenhum custo de pesquisa.

 

4)   Ajuda na redução da informalidade

Por último, a abertura de microfranquias ajuda diretamente no combate à informalidade, reduzindo os números de negócios e funcionários trabalhando fora da lei. Ao se tornarem formais, todos os direitos estão assegurados a ambos.

 

 

 

 

 

Equipe Comprocard

Equipe Comprocard

Leia também: