O Que é a Gestão de Pessoas e Quais São os Seus Pilares?

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Você tem uma empresa com vários funcionários e está sofrendo dificuldades para saber como administrá-los da forma correta? Pois saiba que cuidar dos seus funcionários vai muito além de somente pagar seus salários e oferecer um bom local de trabalho. Com os cuidados certos, as equipes podem aumentar a produtividade da sua empresa sem nenhum esforço.

Para obter esse resultado, você pode contar com a Gestão de Pessoas e garantir equipes equilibradas, conectadas e super produtivas. Ficou curioso? Então confira aqui tudo sobre essa área

 

Gestão de Pessoas: o que é?
Hoje em dia, manter o papel de chefe “mandão e intocável” já não serve mais para empresas ao redor do mundo inteiro. Foi-se o tempo onde acreditavam que este era o melhor remédio para manter a organização e a produtividade dentro do negócio, sem nunca apresentar efeitos negativos.

E foi pensando em acabar com esse cenário ultrapassado e garantir a qualidade do ambiente de trabalho que o Recursos Humanos foi integrado dentro da estratégia de milhares de empresas, assim como as suas subáreas, como é o caso da Gestão de Pessoas, por exemplo.

Portanto, de modo prático, a Gestão de Pessoas é uma área dentro do RH que tem o poder de potencializar as equipes ao cuidar do capital humano de uma empresa. Para isso, essa subárea utiliza técnicas importantes de Recursos Humanos e conta com alguns pilares base.

 

Os 5 principais pilares da Gestão de Pessoas
Embora haja mais pilares, há 5 principais que não devem ser esquecidos por nenhum RH, líder ou gestor. São eles:

1 – Motivação
Nada é fácil e prazeroso quando não se tem energia para fazê-lo, não é mesmo? É por isso que a motivação é o combustível de qualquer projeto ou equipe, sendo capaz de inspirar os colaboradores a entregarem sempre o seu melhor.

Então se a sua equipe encontra-se desmotivada, com baixa produtividade e uma alta margem de erros, é preciso realizar uma análise e identificar o que está acontecendo. Depois de descobrir quais são as causas do problema, é possível traçar um plano para estimular a motivação dentro de equipes.

Benefícios extras, sorteios internos, promoções através de metas, projetos desafiadores, melhorias no ambiente físico… Existem diversas possibilidades para inspirar seus colaboradores, e cabe a você analisar qual delas se encaixa melhor em sua empresa.

2 – Comunicação
Se o gestor não se comunica da forma correta com seus colaboradores, eles tendem a se manterem mais distantes e com uma baixa produtividade. Por esse motivo, é necessário ter certeza que a comunicação entre os membros da empresa esteja clara, direta e objetiva.

Caso queira descobrir como anda a comunicação entre os seus colaboradores e gestores, uma ótima dica é apostar em solicitar feedbacks de toda a equipe e então reajustar os possíveis erros.

3 – Trabalho em equipe
Embora a sua empresa possa saber como incentivar a motivação de cada colaborador, isso não necessariamente significa que as suas equipes estejam de fato unidas. Desentendimentos, intrigas e brigas… Todos esses problemas podem ocorrer em sua equipe e impedir que os colaboradores entreguem o que precisam.

Para combater esse cenário, procure criar formas de unir as pessoas em sua empresa, como dinâmicas em grupo leves e até mesmo festas ou confraternizações.

4 – Conhecimento
A falta de evolução e aprendizado é capaz de estagnar qualquer um, seja um indivíduo ou uma empresa inteira. Sem isso, equipes se tornam desmotivadas e se mantêm sempre com os mesmos truques, sem serem capazes de oferecer novidades à empresa.

Uma forma de descobrir quais temas podem ser aprendidos ou aprimorados para impulsionar as suas equipes é através de formulários e feedbacks.

5 – Treinamento
O quinto e último pilar principal é, na verdade, um complemento do pilar anterior. Após definir quais áreas os seus colaboradores precisam/desejam adquirir é momento de oferecer esses conhecimentos. Diante disso, a empresa pode instigar a melhoria contínua de seus colaboradores ao oferecer cursos, workshops, palestras, livros, etc. Em certos casos, é até mesmo vantajoso para a empresa criar parcerias entre livrarias e plataformas de ensino, por exemplo.

Equipe Comprocard

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