Se você está pensando em abrir um negócio pela primeira vez, talvez já tenha encontrado o termo “controle de estoque” e ignorado ele. Mas você sabia que um bom controle de estoque é capaz de trazer inúmeras vantagens para a sua empresa?
Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre o assunto para você aprender de vez o que um bom planejamento pode fazer com as suas mercadorias.
O que é controle de estoque?
Primeiro, é preciso entender que estoque é onde ficam armazenados todas as matérias-primas ou produtos de uma empresa. Portanto, o controle de estoques diz respeito a um planejamento adequado de tais objetos para evitar perdas e/ou gastos desnecessários.
Dependendo do tipo da empresa, o controle de estoque será diferente: para empresas do setor comercial, haverá um controle de produtos direcionados para o varejo; já para empresas do setor industrial que produzem mercadorias, haverá então um estoque de matérias-primas.
Como funciona um bom controle de estoque?
Para saber o que precisa ser feito para ter um controle de estoque adequado (seja ele de produtos ou de matérias-primas), é preciso que você siga alguns passos. São eles:
1) Crie um inventário e faça um balanço de todos os produtos
A etapa de criar um balanço com todos os seus produtos é a mais importante de todas para ter um bom controle de estoque, e deve não apenas ser o primeiro passo como também deve ser feito regularmente.
Aqui, deverá ser listado todo e qualquer produto que houver em estoque, além da quantidade disponível de cada um. Conforme a venda e o pedido de novos produtos é feito, os itens e números da lista deverão ser atualizados.
Como é uma tarefa que precisa de constante atenção, é recomendado designar um colaborador (ou até mesmo um time inteiro, dependendo do tamanho da empresa) para ficar a cargo deste trabalho.
2) Programe a compra de novos produtos ou matérias-primas
Ter uma lista completa com fornecedores confiáveis fará uma enorme diferença para o seu negócio. Após saber em quem comprar novas matérias-primas ou mercadorias para o seu estoque, é preciso programar quando serão as compras futuras. Com isso, você evitará esquecer e acabar ficando sem produtos, ou até mesmo evitar comprar demais e acabar ficando com muitos produtos parados.
3) Defina as quantidades mínimas e máximas
Saber a quantidade exata de cada produto ou matéria-prima que precisa ser estocado é fundamental para evitar a falta e/ou o excesso de mercadorias no estoque. É preciso saber balancear a quantidade das mercadorias, para que você fique com produtos parados ou não consiga vender pela falta do mesmo.
Para saber quantas mercadorias é ideal ter, leve em consideração o giro de estoque (ou seja, a velocidade em que são vendidas), os custos e o prazo de entrega dos fornecedores.
4) Tenha uma margem criada para perdas de produtos
Por mais que a sua empresa tente evitar ao máximo danos e perdas de produtos, é impossível ter controle 100% o tempo todo. Imprevistos acontecem e devem ser incluídos dentro de fundo para perdas de produtos.
Alguns dos casos mais comuns são: produtos fora da validade, produtos quebrados ao manusear dentro da empresa, produtos quebrados durante o transporte, pedidos de reembolso, etc.