Os 3 Erros Que Devem Ser Evitados ao Gerenciar o seu Dinheiro

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ao serem questionados sobre as maiores dificuldades enfrentadas ao abrir e manter um novo negócio, a maior parte dos empreendedores (principalmente os microempreendedores) responderam que o gerenciamento financeiro de suas empresas era a área onde mais sofriam. Mas se acha que os problemas ligados à organização da vida financeira são problemas somente de empresários, você pode estar muito enganado.

 

Um gerenciamento inadequado das finanças pode trazer diversos prejuízos até mesmo na sua vida pessoal, impossibilitando que você possa viver uma vida próspera e/ou que possa realizar os seus maiores sonhos. Já quando se trata de um negócio, esse péssimo gerenciamento pode comprometer o lucro da empresa e até mesmo diminuir a receita da mesma.

 

Se você quer mudar de vez a gestão financeira em sua empresa ou até mesmo em sua vida pessoal, confira aqui os principais detalhes sobre essa área tão importante e conheça os 3 erros que devem ser evitados ao gerenciar o seu dinheiro.
O que é e como funciona a gestão financeira?

 

Por ser tão fundamental para o desenvolvimento saudável de qualquer negócio, muitas vezes a gestão financeira é considerada o centro principal de uma startup ou empresa. Capaz de garantir recursos financeiros adequados para a manutenção do negócio e assegurar que haja um bom fluxo de caixa, essa gestão precisa ser feita com atenção aos mínimos detalhes e, de preferência, por um profissional capacitado.

Ou seja, de forma prática, a gestão financeira é baseada em um conjunto de ações e/ou processos administrativos que lidam com o planejamento, controle e a análise de qualquer atividade do tipo financeira de um negócio. Essas mesmas características também podem ser utilizadas em sua vida pessoal.

 

Os 3 erros que devem ser evitados quando falamos de gerenciar dinheiro

Agora que você já entendeu bem como funciona a gestão financeira, é preciso ficar atento(a) aos principais erros que devem ser evitados ao procurar realizar um bom gerenciamento do seu dinheiro ou da sua empresa. Confira aqui os 3 mais importantes para manter um olho bem aberto:

 

1) Investir mais do que o necessário de início

De longe, um dos maiores erros que acontecem com as empresas (e até mesmo na vida pessoal) é investir inicialmente mais do que o recomendado. Isso porque a margem de erro que pode acontecer em um negócio em seus primeiros meses é grande, podendo gerar mais riscos do que lucros. Também é muito comum que negócios não decolem ou não “sejam o certo” e acabem resultando em um fechamento da empresa, que não consegue se garantir de pé por tempo o suficiente para gerar lucros proveitosos.

 

2) Superestimar suas vendas iniciais

Quem se joga de cabeça no sonho de abrir seu próprio negócio muitas vezes acaba dando de cara com a parede ao encontrar problemas em atrair e fidelizar clientes. Quando uma empresa é nova ou quando as pessoas ainda não conhecem os seus serviços, é mais difícil fechar vendas e muitas vezes pode demorar meses até que haja um retorno lucrativo suficiente.

 

3) Não manter um controle frequente do fluxo

Por último, um erro que deve ser evitado a todo custo se você está procurando aprender a como gerenciar o seu dinheiro corretamente é não ter um controle do fluxo de dinheiro movimentado. Entradas, saídas, despesas fixas, despesas extras… Todo e qualquer tipo de movimentação do seu dinheiro ou da sua empresa precisa ser anotado, além de ser revisado com frequência. Assim, é possível saber exatamente onde cada centavo está sendo gasto e como gastar eles de forma mais consciente.

 

Você já conhecia esses erros que devem ser evitados ao gerenciar o seu dinheiro? Deixe suas experiências nos comentários!

Equipe Comprocard

Equipe Comprocard

Leia também: