É tarefa delicada e essencial para o saudável funcionamento de uma empresa o setor de (RH) Recursos Humanos. Por isso o gestor que lidera esse setor deve ser muito bem qualificado, estando também sempre aberto a novos aprendizados e experiências.
E uma das formas mais baratas, eficientes e práticas de se qualificar é ler livros. O Educador e Palestrante Especialista em Mindset de Alta Performance, Lucas Fonseca*, indica cinco obras que são essenciais para um gestor de RH mandar bem.
Confira abaixo as obras e a explicação de Lucas de como podem ser úteis.
O Cavaleiro Preso na Armadura, de Robert Fischer.
“Para mim foi um divisor de água enquanto líder. Eu me via preso na armadura do que eu acreditava que todo líder deveria ter. Algumas pessoas se tornam empreendedores de sucesso mas se desconectam dos outros pilares da vida. Então o livro ensina como a gente se desprender dessa estrutura e não se perder no papel de pai, marido, filho, irmão e outros papeis que nós exercemos lá fora. Mostra que também precisamos viver nossa essência, deixar à tona nossas fragilidades, vulnerabilidades, para poder conectar com as pessoas”.
Sociedade com Deus: Como a fé pode influenciar sua carreira e seus negócios, de William Douglas e Rubens Teixeira.
“Esse é um dos meus preferidos. Mostra, inspirado na Bíblia, o que é uma sociedade. No contexto de empresa mesmo, sobre finança, sobre gestão, sobre relacionamento. Imaginar a nossa empresa como se ela fosse uma sociedade com Deus. E aí que vem o grande aprendizado que eu tive: os valores da honestidade, o caráter, o comprometimento, responsabilidade, que além de serem essenciais para todo gestor, são habilidades que colocam a gente numa conexão muito maior com as pessoas. E até com o divino, para quem acredita, né?”
Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck.
“Esse livro mostra que as pessoas funcionam de um jeito diferente. Mindset significa programação mental, a forma como funcionamos. Cada um de nós tem um modelo mental, uma forma de enxergar a vida. Então mostra para todos os líderes a necessidade de respeitar as diferenças. Respeitar os modelos mentais, as formas que cada um enxerga e pensa sobre a vida. E aí de forma estratégica enquanto gestor extrair as melhores habilidades de cada um. Ajuda muito a entender que não somos iguais, somos diferentes a partir dos modelos de mindset fixo, que são aquelas pessoas que travam quando algo dá errado e de mindset de crescimento, que são as pessoas que enxergam tudo como oportunidade de crescimento”.
Eu vou te Ensinar a Ser Rico, de Bem Zruel
“É um dos livros que para mim foi um divisor de águas enquanto gestor. Fala sobre dinheiro, mas não somente nota ou transferência bancária. Mas a forma como enxergamos e lidamos com ele. A forma de investir, de monetizar cada vez mais. Então lidar com o dinheiro é uma das grandes habilidades que o gestor precisa ter. Às vezes vejo grandes criadores, líderes, mas quando você repara no financeiro da empresa acaba vendo que essa pessoa não se relaciona muito bem com o dinheiro”.
O Poder da Presença, de Amy Cuddy.
“Esse livro traz uma provocação para a gente passar a entender que os gestos falam. E que não existe mal entendido. Existe mal explicado. Se as pessoas não estão compreendendo o que eu estou dizendo enquanto líder, quanto gestor, é porque existem formas de eu melhorar essa comunicação. Pelo tom de voz, pelo não verbal, pela forma como me posiciono, tudo que contribui para que a minha presença seja mais sentida e percebida pelos colaboradores”.