Personal Branding: O Que É e Como Construir o Seu

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Em apenas alguns segundos conseguimos identificar uma campanha publicitária da Coca-Cola, Casas Bahia ou Lojas Americanas. Às vezes, basta apenas uma cor isolada para nos associarmos às grandes empresas que tanto conhecemos.

Mas esse fenômeno não ocorre ao acaso, e é graças a um branding bem estruturado e conciso que somos capazes de identificar marcas e separá-las por suas “personalidades”.

Mas você sabia que o mesmo também pode ser aplicado às pessoas? Conheça agora tudo o que você precisa saber sobre Personal Branding: o que é e como construir o seu com facilidade!

 

O que é Personal Branding

Sabe aquela pessoa que você conhece que automaticamente associa com uma característica de sua personalidade? Ou talvez aquela pessoa com uma presença marcante que impacta a opinião dos outros?

Seja feito de forma consciente ou não, esse resultado ocorre por conta do Personal Branding, um conjunto de estratégias usadas para gerar autoridade e presença.

Ou seja, é a marca pessoal que cada um de nós deixa no mundo através de nossa história, visão de mundo e conhecimentos acumulados ao longo dos anos.

Sabe aquele ditado “a primeira imagem é a que fica”? Esse fenômeno é real e ocorre graças às percepções de imagem que nossos cérebros formulam ao encontrar outras pessoas.

Daí, surge a necessidade de criar e cuidar de uma marca pessoal sólida, assegurando que a imagem que desejamos passar esteja sendo transmitida com sucesso.

 

Personal Branding ou Marketing Pessoal?

Embora sejam parecidos e estejam conectados, é preciso entender que há uma diferenciação entre Personal Branding e Marketing Pessoal.

Enquanto o Personal Branding foca em ações estratégicas para transmitir a essência da sua marca pessoal corretamente, o Marketing Pessoal é focado em atrair e conectar com o seu público-alvo.

Ou seja, o Personal Branding é a ferramenta que irá garantir uma marca pessoal sólida enquanto o Marketing Pessoal garante atingir os objetivos propostos.

 

Como criar o seu próprio Personal Branding

Agora que você já conhece bem o que é e o que não é Personal Branding, é hora de entender como criar o seu próprio.

 

Conheça a si mesmo

É quase impossível criar uma marca pessoal sem conhecer a sua própria essência ou o que você tem de melhor para apresentar ao público.

O primeiro passo para gerenciar o seu Personal Branding é investir em autoconhecimento. Entenda o que torna você único dos demais, quais são seus interesses, experiências valiosas e qual a sua história.

 

Entenda como os outros o veem

Depois de traçar a sua essência em detalhes, é preciso descobrir se ela está alinhada com a imagem que os outros têm de você.

Esse é um momento crucial onde você poderá entender os erros e acertos que cometeu na construção de sua marca pessoal. A partir daí, é possível eliminar os pontos negativos e reforçar aqueles que alinham com a essência que deseja transmitir.

 

Defina seus canais de comunicação

Com a sua marca pessoal estruturada, é momento de definir em quais canais você irá colocá-la em prática.

Com o avanço da internet, é imprescindível que você marque sua presença em ao menos uma rede social para garantir que os seus objetivos profissionais estejam sendo alcançados. A escolha irá depender do seu perfil, metas e desejos.

Caso você queira ter um tom mais profissional e conversar diretamente com gestores, por exemplo, uma boa ideia é ingressar no LinkedIn. Já caso você deseje primeiro reunir uma comunidade e goste de compartilhar a sua imagem, então é possível que o Instagram seja a melhor opção.

Equipe Comprocard

Leia também: