Pós-Vendas: Dicas Para Fidelizar os Clientes Após a Venda

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Com o passar dos tempos, a exigência do público foi aumentando. Hoje em dia, ter um bom produto e realizar uma boa divulgação dele não é mais o bastante para fazer com que o cliente se sinta confortável em comprar novamente com uma determinada marca. Dentro do funil de vendas, são várias etapas necessárias para garantir que a maior parte dos interessados no produto ofertado se tornem clientes frequentes, e uma delas muitas vezes é esquecida principalmente por empreendedores iniciais: o pós-vendas.

 

Se você também faz parte desse grupo e quer aprender a como expandir as suas chances de conquistar clientes fiéis, confira aqui as principais informações e as melhores dicas para fidelizar os clientes após a venda.

 

O que é e qual a importância do pós vendas?

Como o próprio nome indica, o pós-venda acontece sempre ao final de uma venda, sendo o último contato do cliente com a marca e tem como objetivo reter o cliente ao permanecer oferecendo valor à ele mesmo após conseguir finalizar a venda.

Como dito acima, é muito comum que empreendedores iniciantes na área de negócios esqueçam da etapa do pós-vendas, achando que a conclusão da venda de um determinado produto ou serviço é a última etapa na jornada do consumidor.

E se você está pensando então que o pós-venda é somente ter um Suporte ao Cliente, calma! Embora o SAC seja uma etapa importante, ela não é a única que compõe o processo de pós-vendas. Esse último passo do processo de venda precisa fazer com que os clientes se sintam incluídos na marca para que possam voltar a comprar com ela. Com isso, a empresa garante os seguintes benefícios:

 

● Aumento da recompra;
● Melhoria da reputação pública;
● Redução na rotatividade de cliente ao mantê-los com a marca por mais tempo;
● Redução de custos.

 

As principais dicas para ter um bom pós-vendas

 

A primeira dica é voltada para criar um bom relacionamento com o cliente. Embora deva ser feito mesmo no contato inicial, a atenção com o tipo de relacionamento com os clientes oferecido deve ser redobrada durante o pós-vendas. Nessa categoria, qualquer tipo de contato com o cliente depois de finalizada a venda pode ser incluída, como: emails, mensagens, cartões de agradecimento, brindes e etc. Atualmente, muitas empresas mantém esse contato através das redes sociais, estimulando uma conversa frequente com o público através de reportagens e comentários, por exemplo.

 

Outro ótimo benefício de realizar um pós-vendas é receber o feedback dos clientes para fazer uma análise sobre a receptividade do produto e/ou serviço oferecido. Mas para colher bons resultados, é preciso que as perguntas feitas sejam elaboradas da forma correta e sejam capazes de oferecer insights detalhados sobre a experiência de compra.

 

Em muitos casos, ter um programa de fidelidade também pode ser uma ótima ferramenta de pós-vendas, garantindo que o cliente se torne fiel ao estimular a recompra do produto e/ou serviço. Ao concluir todos os requisitos do programa, ofereça algo valioso para o cliente como uma promoção, brinde especial ou até mesmo um novo produto/serviço da marca.

Equipe Comprocard

Equipe Comprocard

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