Nos últimos anos, principalmente com o surgimento da pandemia, o tópico mais pautado por entre as empresas e colaboradores foi a qualidade da saúde mental apresentada nos ambientes de trabalho.
Cada vez mais, funcionários relatam sobre suas experiências profissionais negativas dentro das empresas e as falhas que fazem os empregadores promoverem, de forma consciente ou não, um ambiente de trabalho hostil e desvalorizado.
Diante dessa nova problemática, as empresas começaram a tomar medidas internas que garantem a satisfação de suas equipes através de algumas das principais ações para promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Venha conferir quais são!
Principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente de trabalho
Antes de mais nada, primeiro é preciso entender a raiz do problema e conhecer quais são de fato os fatores que favorecem a baixa produtividade, desmotivação e insatisfação por entre seus colaboradores. Entre eles, os mais comuns são:
- Falta de flexibilidade;
- Carga de trabalho excessiva;
- Expectativas com pouca ou nenhuma clareza;
- Ineficiente, pouco ou nenhum feedback;
- Falta de reconhecimento e valorização;
- Ocorrências de assédio e/ou discriminação;
- Falta de apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores;
- Prejudicação no equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Agora que você conhece os principais fatores que prejudicam a saúde mental dentro do ambiente de trabalho, é possível analisar quais desses a sua empresa pratica, de forma consciente ou não, para eliminar ou ajustar caso necessário.
Ações que promovem a saúde mental no ambiente de trabalho
Treine suas lideranças
Não adianta sair por aí oferecendo novos benefícios e pensar que apenas isso irá garantir um ambiente de trabalho saudável, é preciso começar na nova organização de sua estrutura principal através dos próprios gestores.
Isso porque há certos erros cometidos por líderes que podem prejudicar e comprometer a saúde mental de seus subordinados, causando impactos negativos na empresa sem que perceba-se a raiz do problema.
Para isso, ofereça treinamento periódico e sempre atualizado aos seus líderes, para que os mesmos se adequem às novas situações e possam estar preparados para cuidar de equipes produtivas.
Disponibilize um canal de feedback
Garanta que a comunicação interna esteja sempre em dia ao disponibilizar um canal ativo de feedback, permitindo que seus colaboradores sintam-se confortáveis em compartilhar seus obstáculos atuais, desejos e opiniões construtivas.
Esse meio de comunicação pode ser feito em forma de roda de conversa, reunião individual, fórum, e-mail, canais particulares, etc. Cabe a sua empresa selecionar aquele que mais trará resultados para ela.
Incentive as atividades físicas
Inúmeras pesquisas apontam que as atividades físicas são capazes de oferecer benefícios incríveis, tanto para o corpo quanto para a mente. Mas entre as rotinas de nossas carreiras, é quase impossível reservar momentos para movimentar nosso corpo.
Ao adotar momentos de atividades físicas dentro da empresa, você assegura uma melhora no humor, foco e produtividade de seus colaboradores. É possível incluir um horário para que as equipes pratiquem exercícios laborais ou até mesmo incentivar que eles tenham pausa para movimentarem-se de tempos em tempos.
Isso torna-se ainda mais interessante para empresas com escritórios fechados e colaboradores que precisam passar horas sentados.