Você, profissional de Recursos Humanos, sabe identificar como anda o desenvolvimento de seus colaboradores internos e como está o relacionamento deles com a própria empresa?
Se a resposta foi não, pode ficar tranquilo! Para lhe ajudar com isso, reunimos aqui alguns dos principais indicadores de cultura organizacional para aplicar em sua empresa agora mesmo. Confira-os e garanta o melhor desempenho para toda a sua equipe!
Índice de Turnover
Você já pensou no impacto que a saída frequente de funcionários pode ter no sucesso da empresa?
Ter uma troca de funcionários é comum e normal para qualquer empresa. Mas quando o entra e sai de colaboradores ocorre frequentemente, o desempenho de equipes em todos os processos da empresa despenca, além de causar prejuízos financeiros, por exemplo.
Portanto, o turnover é o termo dado ao cálculo de rotatividade de funcionários em um determinado período e/ou setor da empresa. É com ele que gestores saberão sobre possíveis gargalos em seus processos e poderão então elaborar um plano de ações para combatê-los.
Mas como analisar essa situação e ter uma visão clara sobre o cenário? Para isso, você pode contar com um indicador de rotatividade de funcionários, chamado de Índice de Turnover. E, por esses motivos, este é um dos maiores indicadores para medir a cultura organizacional da empresa e não deve ser ignorado!
Índice de Absenteísmo
Seus colaboradores estão faltando com uma frequência maior que o normal? Então algo pode estar errado!
Ter uma porcentagem de faltas é totalmente esperado em qualquer empresa, seja qual for seu ramo no mercado. Isso porque problemas pessoais ou de saúde podem ocorrer com qualquer um, e isso não seria diferente para os seus colaboradores.
Mas quando as faltas estão ocorrendo com uma alta frequência e os motivos são sempre idênticos ou até mesmo parecem sem fundamentos, é preciso começar a ficar atento! Para ajudar com isso, a sua empresa pode apostar no Índice de Absenteísmo.
Com o objetivo de monitorar e calcular a frequência que colaboradores faltam em determinados períodos e seus respectivos motivos, esse indicador de cultura organizacional torna-se importante principalmente para empresas de médio e grande porte.
Esse tipo de indicador irá apresentar se está ocorrendo estresses, conflitos e pressões dentro do ambiente de trabalho que está afetando a motivação de seus colaboradores.
Quando unido ao Índice de Produtividade, esse indicador ainda conseguirá detectar possíveis demissões silenciosas (quiet quitting).
Índice de Reclamações
Para garantir o melhor desempenho, toda empresa deve determinar um local dedicado a receber reclamações, seja uma sub-área com profissionais designados à função ou até mesmo um canal de comunicação. O importante é permitir que os colaboradores sintam-se seguros a compartilhar o que está afetando eles e receber uma resposta às suas reclamações.
É através desta troca de informações que a empresa poderá entender exatamente o que está ocorrendo em seus processos internos, além de auxiliar na escolha de soluções para esses problemas.
Índice de Produtividade
Sendo um dos principais indicadores de cultura organizacional para aplicar em sua empresa, o Índice de Produtividade tem a função de identificar o desempenho de seus colaboradores e o impacto direto que ele possui no sucesso da empresa.
Isso porque quando um colaborador apresenta uma alta produtividade, é sinal de que o mesmo está satisfeito com seu próprio trabalho e mostra interesse em produzir com qualidade. Já quando o cenário é o oposto, é possível que haja algum descontentamento com a empresa ou com o trabalho produzido.
Com essa baixa produtividade, a empresa sofrerá com perda de oportunidades de negócios, de clientes e até mesmo de colaboradores. Portanto, o Índice de Produtividade deverá ser implementado o quanto antes.