Principais Práticas Sustentáveis Para Adotar Na Gestão Empresarial

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Com as problemáticas da preservação ambiental se tornando cada vez mais pautadas em nossas rotinas, a necessidade de ações empresariais mais sustentáveis cresceu junto.

Fato é que as práticas sustentáveis deixaram de ser um diferencial e passaram a ser consideradas uma etapa obrigatória no gerenciamento de qualquer empresa. Confira agora as principais práticas sustentáveis para adotar na gestão empresarial e garanta a participação da sua empresa neste movimento verde!

 

Incentive o uso de energia limpa e economia energética

A primeira prática sustentável que a sua empresa deve adotar é em relação ao consumo de energia, visto que ele impacta diretamente no ambiente de trabalho e é utilizado em quase 100% dos casos.

Para isso, procure realizar primeiramente uma auditoria energética com especialistas sobre o assunto para identificar: pontos de melhoria, pontos críticos, desempenho atual, ações e investimentos que podem auxiliar na redução dos gastos e impactos causados pela empresa, e muito mais.

Mas além de contar com a auditoria energética, a sua empresa pode começar a adotar práticas internas que podem melhorar a sua relação com o consumo de energia, tais como:

  • Incentivar que os colaboradores desliguem equipamentos, luzes e afins que não precisam mais ser utilizados após o período de trabalho;
  • Substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED com baixo consumo de energia;
  • Utilização de equipamentos ecoeficientes;
  • Investir em sistemas de produção de energia limpa (como painéis solares, por exemplo).

 

Promova o uso sustentável e racional do papel

Nos dias atuais, podemos fazer proveito do avanço da tecnologia e adotar práticas ou sistemas paper free (ou seja, livre de papéis) que garantem o uso mais consciente desse material. É possível fazer a transição do uso do papel por plataformas digitais, como softwares ou documentos virtuais.

Para funcionalidades que necessitam estritamente do uso de papéis impressos ou escritos, aposte na substituição do papel comum por papel reciclado dentro da empresa, garantindo uma prática simples mas que assegura uma gestão empresarial sustentável.

 

Escolha fornecedores com cuidado

Para que uma empresa produza, é necessário que ela dependa de fornecedores para garantir o resultado final proposto em seus produtos ou serviços. Diante disso, é obrigação da empresa criar um bom relacionamento com os fornecedores, além de escolher os seus de forma minuciosa.

Ao selecionar o produtor de matérias-primas ou produtos que a empresa usará, certifique-se de fazer uma busca acerca das condições e ações que o fornecedor escolhido pratica. Para facilitar a decisão, tenha um método de checklist com os critérios que necessitam ser cumpridos, tais como:

 

  • Origem dos materiais;
  • Tipos de materiais;
  • Políticas da empresa em questão;
  • Participação em ações de preservação ambiental;
  • Medidas de compensação ambiental;
  • Histórico de ações ou práticas de preservação ambiental praticados pela empresa, positivos ou negativos.

 

Adote um transporte de produtos com menor impacto ambiental

Para empresas que trabalham diretamente com o envio de produtos físicos (regional, nacional ou internacional), é preciso tomar cuidado minucioso com o transporte desses itens para reduzir o impacto ambiental gerado.

Nesse caso, é possível adotar o uso de veículos econômicos que reduzem o consumo de combustível ou até mesmo veículos totalmente elétricos, que não dependem de combustível para circulação.

Outra opção para ter uma gestão empresarial sustentável é realizar parcerias com empresas de transporte de produtos ao garantir uma distribuição de forma compartilhada, reduzindo o impacto ambiental e ainda diminuindo os custos de envio.

Equipe Comprocard

Leia também: