Programa de Fidelidade: O Que é e Como Implementar

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Sabemos que clientes fiéis valem ouro para qualquer empresa. Eles são um dos maiores indicadores de que algo está sendo realizado com sucesso. Para restaurantes, por exemplo, é garantia de que sua comida é de qualidade e o ambiente físico é atrativo.

Por esse motivo, empresas em todo mundo estão sempre procurando novas formas de atrair e fidelizar clientes sempre que possível, e uma delas é muito conhecida. Venha descobrir sobre o programa de fidelidade: o que é e como implementar em sua empresa hoje mesmo!

 

O que é programa de fidelidade?

Descontos especiais, tratamento diferenciado, sorteios de prêmios, itens ou serviços gratuitos… Essas são apenas algumas das formas com que o programa de fidelidade procura atrair e fidelizar os clientes de uma empresa, tendo isso como seu objetivo final.

Podendo ser encontrado dentro de qualquer ramo ou porte de empresa, esse tipo de promoção é ideal tanto para vencer a concorrência quanto para garantir um lucro constante. Ou seja, dois resultados muito importantes para o sucesso de qualquer empresário usando apenas um único método!

 

3 passos para implementar um programa de fidelidade

Se você estava prestes a implementar um programa de fidelidade em sua empresa e oferecer qualquer tipo de brinde ou bônus, pode ir parando por aí! Isso porque, quando planejados de forma incorreta, os programas de fidelidade podem trazer prejuízos para a sua empresa ao invés de impulsionar suas vendas.

Para incluir essa promoção em seu negócio é preciso primeiro conhecer algumas dicas básicas, que são:

 

1.   Escolha o benefício ofertado de acordo com o nicho

Se você é dono de uma loja de produtos automotivos, o benefício oferecido em seu programa de fidelidade não seria um desconto em uma loja de cosméticos, certo? Embora pareça loucura, muitas empresas ainda oferecem ao público vantagens que não estão alinhadas ao nicho delas.

Apenas caso não seja fruto de uma parceria comercial, ofertar uma vantagem que não condiz com o seu tipo de negócio pode acabar afetando a imagem da sua marca, confundindo ou até mesmo espantando o cliente ao invés de fidelizá-lo.

Para contornar isso, muitas empresas preferem oferecer benefícios dentro do seu próprio negócio, tais como descontos nos produtos do seu catálogo ou um item novo criado apenas para essa promoção.

 

2.   Defina as regras para participação e resgate do benefício ofertado

Confusões e brigas com o cliente é algo que todo empresário precisa evitar caso queira manter a boa reputação do seu negócio. Para isso, ter uma comunicação clara e objetiva é de extrema importância.

Ao elaborar a implementação do programa de fidelidade, sempre define em detalhes as regras que o participante deverá seguir para obter seu prêmio e o que não deverá ser feito durante a promoção.

 

3.   Compartilhe para todo o público

Você criou uma promoção bem elaborada e atraente, mas os resultados obtidos foram fracos? Então é possível que você esqueceu um passo importante: o da divulgação!

Não importa o quão bom o seu programa de fidelidade seja, se o seu público-alvo não o conhece não irá adiantar de nada. É preciso criar uma boa estratégia de marketing para que a promoção chegue até o maior número de pessoas possível.

Criar campanhas online, anúncios pagos em mecanismos de buscas ou redes sociais, panfletagem e até mesmo o famoso compartilhamento “boca-boca” podem ser ótimas opções de divulgação. Nesse caso, vale o que melhor se encaixa em seu negócio.

Equipe Comprocard

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