Recrutamento Online: Como Planejar e Executar da Forma Correta

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ao redor do mundo inteiro, bilhões de pessoas viram as suas vidas virarem de cabeça para baixo com o surgimento da pandemia. Com ela, muitas empresas e lojas tiveram que fechar as portas. Para fugir da falência ou da falta de clientes, uma das soluções encontradas foi transformar por completo os processos das empresas para caber em uma versão remota, sem o contato físico direto. Um dos maiores exemplos disto foram os processos de recrutamento, que precisaram ser feitos de forma online e que continuam desta forma em muitas empresas mesmo após a queda do lockdown.

 

Se você ainda não conhecia as mecânicas do recrutamento online, confira aqui as nossas principais dicas e informações necessárias para planejar e executar um processo de recrutamento remoto da forma correta.

 

O que é necessário saber para planejar um recrutamento online?

Considerado como uma das mais importantes etapas dentro de uma organização, os processos de recrutamento e seleção são capazes de
 
determinar os novos talentos que irão auxiliar o crescimento da empresa.

A primeira regra básica é que, se uma empresa está procurando realizar um recrutamento online, significa que o contato com os candidatos também deverá ser feito de forma online. Ou seja, tanto a divulgação das vagas quanto a comunicação será modificada para o meio digital.

Por conta disso, a empresa poderá tirar a vantagem de ter menos gastos com divulgação e criar anúncios mais estratégicos, com o público-alvo correto.

 

As etapas para executar um recrutamento online corretamente

Agora que você já sabe o que manter em mente ao iniciar o seu planejamento dos processos de um recrutamento online, conheça as etapas necessárias para realizar a execução sem nenhum erro.
 
1) Realize um bom planejamento

O primeiro passo para pôr em prática o recrutamento online em sua empresa é, claro, ter um planejamento adequado. Sem ele, o processo de seleção será somente um gasto de tempo e dinheiro da equipe de RH.

É preciso que todos os mínimos detalhes da vaga e suas características estejam claras tanto para a equipe de RH quanto para o candidato. Aqui deverá ser determinado o horário de trabalho, flexibilidades, benefícios, salário e os critérios que precisam ser alcançados para a vaga. Para evitar que os candidatos sofram algum tipo de confusão, deixe claro também o que deve ser esperado no dia-a-dia da empresa, nível do fluxo das demandas e etc.

 

2) Realize a divulgação da vaga

Não será possível encontrar o candidato ideal para a necessidade da empresa se o candidato em questão não tem conhecimentos sobre a vaga, certo? Por isso, depois de criar o planejamento do recrutamento online da sua empresa, é preciso realizar a divulgação da vaga para que ela possa ser alcançada pelo máximo de candidatos possível.

Como explicado acima, se o processo de seleção da empresa será feito remotamente, a divulgação da vaga assim como a comunicação com os candidatos precisará seguir o mesmo formato e ser feita 100% online. Invista então em anúncios ou divulgações em sites de emprego e até mesmo redes sociais.

 

3) Analise os candidatos

Neste terceiro passo será incluído todas as etapas referentes ao processo de análise de candidatos, como: triagem, análise dos perfis, entrevista inicial, análise comportamental dos candidatos e, por último, a análise final.

Na etapa de triagem e de análise de perfis, será reunido todos os perfis que se candidataram à vaga e selecionado somente aqueles que o currículo e/ou carta de apresentação se encaixam na proposta da empresa. Já na etapa da entrevista inicial, será organizado uma comunicação direta com o candidato e, em algumas empresas, é possível ocorrer um teste de perfil comportamental.

Depois disso, a fase de análise comportamental irá realizar uma nova triagem para escolher o(s) candidato(s) que irão fazer parte da equipe. Por fim, haverá então a última entrevista direta com o candidato selecionado, que pode ser presencial.

 

Você já conhecia essas dicas para planejar e executar um recrutamento online? Gostaria que alguma outra dica fosse incluída? Deixe suas experiências nos comentários!

Equipe Comprocard

Equipe Comprocard

Leia também: